RCB/TuneIn
Sexta, 15 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BELMONTE COM NOVA OFERTA CULTURAL
Ruinas Romanas da Quinta da F?rnea j? podem ser visitadas. Trata-se de uma antiga ?villa? do tempo dos romanos que foi encontrada em 1997, aquando dos trabalhos de constru??o da auto estrada da Beira Interior, e que faz parte do leque de esta??es romanas existentes na regi?o como a torre ?Centum Cellas? em Colmeal da Torre e o templo de Orjais, no concelho da Covilh?.
Por Nuno Miguel em 31 de Aug de 2009

O espaço "foi preservado com base numa candidatura que apresentámos a a fundos comunitários e pretende constituir-se como mais uma oferta na rede de turismo cultural que temos vindo a desenvolver" afirma o preisdente da câmara municipal.

Amândio Melo acrescenta que "vamos agora apresentar uma nova candidatura a fundos comunitários tendo em vista a recuperação da antiga área termal deste espaço onde pretendemos também instalar um centro de interpretação e um parque de estacionamento".

Os trabalhos de escavação e preservação desta “villa” foram efectuados pela “Arqueohoje”. Pedro Coutinho, responsável da empresa, explica que "este local assemelha-se àquilo que hoje são as grandes quintas com espaços de alojamento, de desenvolvimento de actividades económicas mas também de lazer como é o caso do antigo espaço termal".

A abertura ao público desta “villa” foi feita durante uma cerimónia presidida pelo director regional de cultura do centro. Para António Pedro Pitta "o município de Belmonte pode ser considerado como um exemplo ao nível da preservação e divulgação do património uma vez que ao longo dos últimos anos tem seguido essa estratégia e os resultados devem deixar-nos a todos orgulhosos". 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados