De acordo com a associação, a aquisição destes equipamentos, visa a substituição de termoacumuladores elétricos por sistemas solares térmicos equipados com um sistema de apoio do tipo bomba de calor, onde a poupança será visível especialmente na fatura da Luz.
‘Queremos que os nossos Municípios se libertem destas despesas, e consequentemente, tenham mais verbas para aplicar e apoiar os seus munícipes’’, refere o presidente da AMCB, José Manuel Biscaia.
Estão já abrangidos nesta intervenção os municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso, num total de 16 Edifícios, entre eles, estádios de futebol, centros escolares, jardins-de-infância, pavilhões Municipais, entre outros, tendo sido os projetos executados pela ENERAREA – Agencia Regional de Energia e Ambiente do Interior, em parceria com todos os concelhos da área de atuação da AMCB.
Após a implementação destes equipamentos solares prevê-se uma capacidade de acumulação total de 12000L, com uma produção de calor na ordem dos 358.000 Btu