RCB/TuneIn
Segunda, 06 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
‘PERSPETIVA: "COLECIONADOR II’
Rádio Cova da Beira
É o título da exposição que entra agora nos seus últimos dias e convida a população a visitar os seus espaços em Monsanto, Idanha-a-Velha e São Miguel d’Acha até dia 11 de setembro. Com o intuito de chegar cada vez mais à população local, a mostra é tripartida por estas três aldeias do concelho de Idanha-a-Nova. A mostra é organizada pelo Centro Cultural Raiano e Câmara de Idanha-a-Nova.
Por Paulo Pinheiro em 30 de Aug de 2016

A exposição com curadoria de Mariana Salgueiro apresenta a segunda parte da coleção de Paulo Lopo (cuja primeira já esteve exposta no Centro Cultural Raiano até abril). Com uma primeira parte da coleção referente aos artistas modernistas portugueses, ‘Perspetiva: Colecionador II’ salta no tempo para a arte portuguesa contemporânea.

O núcleo central das obras patentes encontra-se em Monsanto, onde temas como a nova figuração ou o questionamento do suporte tradicional da pintura são abordados por artistas como Paula Rego, José Pedro Croft ou Pedro Cabrita Reis. Artistas como Júlio Pomar ou Helena Almeida convivem, no espaço do Posto de Turismo, com nomes emergentes como Manuela Pimentel ou Bruno Pacheco.

Na Sé de Idanha-a-Velha exibem-se três das peças mais desconcertantes e, por isso, interessantes de toda a coleção. A peça de Carlos Farinha, apresentada na inauguração pelo próprio artista, interpela o espetador com as suas personagens – um mar de gente num retrato em grande escala. Já as peças de Pedro Figueiredo e Rui Chafes, prémio Pessoa 2015, são uma procura pela transcendência, todavia por meios diferentes: a contemplação e a abstração, respetivamente.

A Casa da Cultura de São Miguel d’Acha propõe-se fazer a ponte mais clara entre a arte tradicional, a população que a cria e a arte contemporânea, com uma peça da conhecida artista plástica Joana Vasconcelos. A peça, de 2004, foi a primeira estátua de cimento pintado que a artista cobriu de renda. Pela primeira vez exposta ao grande público, ‘Minerva’ é símbolo do fim da fronteira entre o que é arte e o que é artesanato, que Vasconcelos procura. Para continuar essa procura, a Casa da Cultura expõe ainda peças em renda de artesãs locais - Ana Lopo Nunes, Amélia Lopo Salgueiro, Conceição Coelho Lopo e Mariana Lopo Pires - em claro diálogo com a peça contemporânea de Joana Vasconcelos.

 

Locais da exposição

Casa da Cultura, em São Miguel d’Acha

Sé Catedral, em Idanha-a-Velha

Posto de Turismo de Monsanto


 

NOTAS

SOBRE A CURADORA: Mariana Salgueiro viveu a maior parte da sua vida em São Miguel d’Acha, porém foi em Lisboa que estudou Gestão Cultural, na Faculdade de Letras da UL, e enveredou pela área da Curadoria. Atualmente está a fazer mestrado em Crítica, Curadoria e Teorias de Arte na Faculdade de Belas-Artes da UL, para o qual desenvolve o projeto Perspetiva: Colecionador, sobre a apresentação pública de coleções privadas, em conjunto com o Centro Cultural Raiano.

SOBRE O COLECIONADOR: Paulo Lopo nasceu em Lisboa, mas passou a sua juventude em São Miguel d’Acha, onde ainda hoje permanecem as suas raízes familiares. Foi estudar para Lisboa, Gestão de Marketing no IPAM, e foi onde, mais tarde, trabalhou com grandes empresas, como Sonae, Johnson & Johnson, L'Oreal, Olivetti, Moulinex ou Triunfo. À licenciatura juntou um mestrado em Direção Comercial e Marketing, pela Universidade de Barcelona, e outro em Ciências do Consumo. Foi professor de Distribuição e Merchandising no IPL (Leiria). Atualmente vive em Sintra e é administrador da Sociprime Field Merchandising SA, empresa que fundou em 1997. Continua a colecionar arte, um gosto que mantem desde os 25 anos.

 

 

LISTA COMPLETA DOS ARTISTAS REPRESENTADOS: Joana Vasconcelos, Carlos Farinha, Pedro Figueiredo, Rui Chafes, Ana Jotta, Bruno Pacheco, Fernanda Fragateiro, Joana Rosa, Gracinda Candeias, Júlio Pomar, Fernando Costa, Fátima Mendonça, Gabriel Garcia, Paula Rego, Lourdes Castro, José de Guimarães, Helena Almeida, José Loureiro, Luís Noronha Da Costa, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Leonel Moura, Manuela Pimentel, Pedro Cabrita Reis, Pedro Calapez, Luís Vieira Baptista.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados