RCB/TuneIn
Domingo, 17 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
LOPES MARCELO LANÇA LIVRO DE POESIA
Rádio Cova da Beira
"Habitar as palavras” é o mais recente livro de Lopes Marcelo, apresentado publicamente em Penamacor, terra natal do autor. Um livro num registo diferente do habitual, apesar de não ser a sua primeira publicação em poesia. “Habitar as palavras” é um livro que não tem tema mas tem no ADN as palavras.
Por Paula Brito em 29 de Aug de 2016
“As palavras vivem por si só, mas a poesia transforma-as num rio, e a poesia é cúmplice de desocultação da intimidade entre autor e leitor que, se comungarem de uma intimidade que gera melodia, energia partilhada, então estamos perante a poesia que eu chamo de sobremesa da vida”.

O livro foi apresentado num ambiente familiar, e não fora a tarde quente de Agosto, um serão à lareira teria definido a apresentação da obra que esteve a cargo da coordenadora da biblioteca municipal de Penamacor. Ilda Lopes definiu como positiva e entusiasmante a poesia de Lopes Marcelo “a sensação de leitura é muito positiva, proporcionada por palavras como iluminada, vibrante, esperança, afectos, sinfonia, sol, colorido, canto, sonho, entre outras palavras que nos transmitem imagens e sons e deluz, afectos, partilha, que eu acho que reflectem bem o entusiasmo e vivacidade do autor”.

Coube a Ilidia Cruchinho falar do autor do concelho que mais livros publicou e o que mais escreveu sobre Penamacor “é sem dúvida uma pessoa a quem Penamacor deve muito, e deve estar agradecida por todo o trabalho que tem feito em prol da cultura, anda a escrever há 40 anos”. A autarca recordou a obra do autor que está disponível para consulta na biblioteca municipal e que em breve vai ser enriquecida com uma nova publicação. Lopes Marcelo prometeu, ainda este ano, trazer à luz do dia um novo livro sobre Penamacor, mais especificamente sobre a aldeia de Aranhas de onde é natural.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados