RCB/TuneIn
Sexta, 25 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÔŅĹTICA
ECOLOJOVEM PROTESTA CONTRA CENTRAL DE ALMARAZ
Rádio Cova da Beira
A Ecolojovem, a Juventude do Partido Ecologista ¬ďOs Verdes¬Ē, promoveu em Castelo Branco uma a√ß√£o de sensibiliza√ß√£o pelo encerramento da central nuclear de Almaraz, em Espanha.
Por Paula Brito em 29 de Aug de 2016
 

A central localizada a cerca de 100 quilómetros de Castelo Branco e representa um perigo para as populações e ambiente, por ter ultrapassado o seu ciclo normal de vida “em linha recta 100 quilómetros não é nada e um eventual acidente chegaria muito rápido ao nosso país”.

O protesto que decorreu junto à praça com a distribuição simbólica de rebuçados, para representar as pastilhas de iodo “as pastilhas de iodo servem para proteger a tiróide em caso de acidente nuclear, porque a tiróide absorve o iodo radioactivo e a pastilha é para saturar a tiróide para não haver absorção de iodo radioactivo”. As pastilhas, em alguns países,  são distribuídas gratuitamente, uma medida que a Ecolojovem gostaria de ver em Portugal “mas mais eficaz do que as pastilhas de iodo é o encerramento da central de Almaraz”, acrescenta o dirigente da juventude dos ecologistas que realizou em Castelo branco o seu acampamento nacional.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados