RCB/TuneIn
Segunda, 06 Dez 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"PEDAÇOS DE UMA OUTRA ARTE"
Rádio Cova da Beira
O Museu de Arte Sacra, na Covilhã, recebe a partir de 7 de setembro a exposição "Pedaços de uma outra arte", azulejo alicatado, da autoria de José Veiga Freire. A mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, entre 10:00H e as 18:00H, até 30 de outubro.
Por Paulo Pinheiro em 29 de Aug de 2016

JOSÉ FREIRE, nasceu em 1946 no Fundão, concluiu o curso geral dos liceus e, paralelamente com a sua actividade profissional como bancário, faz o seu percurso artístico através duma intensa observação dos materiais e formas de trabalhar o azulejo. Apaixonado pela arte do mosaico e pela azulejaria, percorreu vários pontos do País e da Europa, preocupando-se sempre por conhecer as técnicas e obras dos grandes mestres deste tipo de arte.

 

Procurando sempre fazer algo de inovador e diferente, inicia há mais de 20 anos, como autodidacta, a sua própria forma de trabalhar os materiais, criando e recriando com pedaços de azulejos, variados tipos de quadros, painéis e de peças tridimensionais decorativas, constituindo uma genuína e peculiar arte de esculpir o azulejo. Inspira-se na arte do mosaico, nas várias correntes da azulejaria e na técnica “alicatado”  ( em voga nos séculos XVI e XVII ) para exprimir a sua arte.

Do conjunto de obras que realiza, exclusivamente com pedaços de azulejo (e sem utilização de quaisquer tintas), destacam-se a recriação de pinturas e desenhos de artistas célebres, a par da execução das suas próprias peças.

 

Possui um atelier em Azeitão, onde desenvolve a sua actividade artística, e conta com várias exposições no País.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados