RCB/TuneIn
Domingo, 17 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO INTEGRA PROJECTO NACIONAL “10 MIL VIDAS”
Rádio Cova da Beira
A iniciativa está a ser dinamizada pela associação nacional de cuidado e saúde e pretende dinamizar o funcionamento do serviço de tele assistência, combatendo dessa forma o isolamento a que estão sujeitos muitos idosos.
Por Nuno Miguel em 27 de Aug de 2016
O projecto já está a ser desenvolvido nos concelhos de Almada e da Lousã mas, nas próximas semanas, vai também iniciar as suas actividades nos municípios de Posto de Mós, Chamusca e Fundão. No caso concreto do concelho a presidente da associação sublinha que “já assinámos o projecto com o município e para já esta iniciativa vai abranger cerca de 50 idosos, que vão ser identificados pela autarquia, sendo que esta ideia está direccionada para as pessoas que vivem isoladas, sem ter perto ninguém que os apoie e que precisam de ter à mão uma ferramenta caso aconteça algum problema de segurança ou de saúde e dessa forma podem ter uma resposta pronta com o recurso a esta tecnologia”.

 

Fernanda Carneiro acrescenta que a escolha do nome do projecto está directamente relacionadas com o número de idosos que esta iniciativa pretende alcançar “se conseguimos envolver dez mil pessoas neste projecto já será um número bastante ambicioso porque Portugal é um dos países da união europeia onde existe uma menor assistência em tele saúde. É certo que há pessoas que estão em lares, outras que recebem apoio domiciliário mas a teleassistência não está ainda divulgada e implantada no nosso país. Por isso nós pensámos neste projecto, que está a ser implementado em conjunto com as autarquias, para chegar ao maior número de pessoas possível”.  

 

De acordo com Fernanda Carneiro a associação pretende que este seja o maior projecto mundial na área da tele saúde. Uma opção que, de acordo com números da associação, pode trazer uma poupança anual aos cofres do ministério da saúde superior a seis milhões de euros.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados