RCB/TuneIn
Domingo, 17 Jan 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MAÇAINHAS PROMOVE FESTA DA AMIZADE
Rádio Cova da Beira
Para assinalar as bodas de prata da festa da amizade, a junta de freguesia de Maçainhas decidiu homenagear publicamente todos os presidentes da autarquia e também da câmara de Belmonte que exerceram funções ao longo dos últimos 25 anos.
Por Nuno Miguel em 24 de Aug de 2016

António Júlio Garcia era presidente da câmara municipal quando a primeira edição desta iniciativa foi organizada e não escondeu a emoção por regressar ao seu concelho adoptivo “o concelho de Belmonte diz-me muito; aqui estive, aqui trabalhei e tenho um sentimento de gratidão muito grande por todas as pessoas. Trabalhámos muito em prol deste concelho, podemos orgulhar-nos disso e sobretudo ficou uma grande amizade e esta homenagem penso que representa um reconhecimento pelo cumprimento da nossa missão”. 

Presidente da câmara de Belmonte ao longo de 14 anos, Amândio Melo foi outras das personalidades distinguidas. Uma homenagem que sensibilizou o ex autarca, atendendo às características únicas desta festa “é sem dúvida um orgulho muito grande porque tive muitos anos de contacto com estas populações; sempre estive presente nesta festa que é singular uma vez que é a única que se faz no concelho com estas características de envolver toda a população e vejo esta homenagem como um sinal de reconhecimento do trabalho feito pelos autarcas 

António Dias Rocha, actual presidente da autarquia, e que já tinha exercido o cargo durante dois mandatos na década de 90, encara esta homenagem como uma expressão da vontade da população de Maçainhas “sinto-me muito satisfeito e muito honrado com esta homenagem mas ela acaba por não me surpreender atendendo às características da personalidade das pessoas de Maçainhas, que sabem agradecer quando acham que o devem fazer, e fico muito satisfeito de ver aqui tantas pessoas e, com muito respeito por todos, o antigo presidente António Júlio Garcia, que já há muito tempo que não estava entre nós”.

A festa da amizade começou a ser organizada por Joaquim Nabais Antunes enquanto presidente da junta de freguesia, que canalizou as verbas extraordinárias resultantes do aluguer das instalações da autarquia para que a empresa “Riofato” pudesse começar a laborar. Passado um quarto de século o ex autarca considera que valeu a pena concretizar esta aposta “este é um reconhecimento que eu estendo a toda a população de Maçainhas porque toda ela se envolveu nesta festa; penso que quando começámos foi a altura certa porque criámos aqui um evento único na nossa região”.

Presidente da junta de freguesia entre 1997 e 2013, Carlos Teixeira não esconde o orgulho com a distinção de que foi alvo a par do empenho de toda a população na organização desta iniciativa “quando nós vemos hoje outras terras do concelho que estão a começar a fazer esta festa da amizade é porque se reconhece que o povo as merece e o povo de Maçainhas merece-a. É um orgulho enorme ter colaborado até agora e irei colaborar com esta festa e com a freguesia durante toda a minha vida”.

Carla Pais, actual presidente da junta de freguesia de Maçainhas considera que a homenagem aos antigos autarcas se tratou de um acto de justiça “os autarcas mereciam esta homenagem uma vez que todos eles trabalharam para que a freguesia seja aquilo que é hoje; felizmente que todos eles ainda estão vivos e por isso quisemos prestar este reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram”.

Uma iniciativa em que a autarquia de Maçainhas distinguiu também a associação de juventude da freguesia, a comissão fabriqueira e o centro de apoio social.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados