RCB/TuneIn
Terça, 18 Fev 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"FORAM DIAS MEMORÁVEIS"
Rádio Cova da Beira
É o balanço que os responsáveis do Rancho Folclórico da Boidobra (RFB) fazem da estadia em Alemanha, de nove a 17 de agosto, concretamente no município de Hohberg, na região administrativa de Freiburg, na fronteira com a famosa Floresta Negra.
Por Paulo Pinheiro em 23 de Aug de 2016

O convite partiu do grupo Volkstanzkreis Hohberg, que esteve em Portugal em 2012 no FestiBoidobra e serviu para proporcionar ao grupo português a oportunidade de visitar e mostrar a cultura tradicional, usos e costumes.

Nesta deslocação, o grupo português visitou a pé parte do município de Hohberg tendo sido recebido na”Rathaus” (Junta de Freguesia) pelo Presidente, tendo este enaltecido e elogiado a presença do RFB na sua vila, refere o RFB.

Um dos dias esteve reservado para visitar a Floresta Negra onde na localidade de Falkenhof foi proporcionada a deslocação ao ecomuseu com 5,5ha, "que é nem mais nem menos do que uma forma cultural para toda a Floresta Negra, sendo um dos museus ao ar livre mais visitado da Alemanha e que desde a sua abertura em 1963 já recebeu 16 milhões de visitantes. Ele mostra ao vivo as tradições e casas dos camponeses há 400 anos", sublinha o rancho.

De acordo com o grupo da Boidobra, um dos pontos altos foi a visita a Freiburg, "cidade bonita e histórica que foi bombardeada e destruída na 1ª e 2ª Guerra Mundial, que tem uma das mais antigas universidades alemãs, uma catedral gótica e muita história medieval. O centro da cidade não tem automóveis e só as pessoas e bicicletas circulam. Cidade muito bonita que data do ano de 1200", afirma.

Outro dos pontos altos foi a actuação do rancho Folclórico da Boidobra no Hotel Baren no domingo dia 14, nas festas de verão realizadas no parque do hotel.  "Quase a terminar a estadia houve ainda tempo para uma visita a Offenburg e a Gengenbach, tendo o último dia sido reservado para o jantar de despedida onde foram trocadas lembranças e também emoções, porque se aproximava o dia seguinte que era a partida para Portugal".

Foi uma viagem "muito profícua e bastante cultural pela troca de experiência, ensinamentos mútuos com culturas totalmente opostas. Com esta viagem saíram em alto Portugal, o concelho da Covilhã e principalmente a Boidobra", referem os responsáveis do rancho da vila do concelho da Covilhã.

O Rancho Folclórico da Boidobra foi ainda notícia na imprensa escrita por quatro vezes nos jornais, Badische – Zeitung nos dias 13 e 15 de Agosto e no diário Mittelbadische  Presse de 15 e 16 do mesmo mês, "tendo estes jornais dado destaque à alegria e particularidade das danças e instrumentos portugueses nomeadamente o adufe e as pedras do rio".

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados