RCB/TuneIn
Quarta, 17 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
TORTOSENDO ACOLHE F√ďRUM ALTAMENTE
Rádio Cova da Beira
Perto de meia centena de jovens de v√°rios pontos do pa√≠s marcou presen√ßa nesta iniciativa que decorreu na casa da vila no Tortosendo. O f√≥rum foi dinamizado pela associa√ß√£o ¬ďCoolabora¬Ē, ao abrigo do programa ¬ďEscolhas¬Ē e teve como principal objectivo discutir os principais problemas que preocupam a juventude, como a falta de oportunidades de emprego ou uma cada vez menor interven√ß√£o c√≠vica.
Por Nuno Miguel em 31 de Jul de 2016

Outras da categoria:

Graça Rojão, presidente da “Coolabora” acredita que este tipo de iniciativas pode abrir novas janelas de oportunidade, sobretudo numa região em que os jovens não dispõem das mesmas condições daqueles que vivem, no litoral “ser jovem no interior é ver muitas vezes os amigos partirem para a França, para a Suíça ou para Lisboa. É terem oportunidades de trabalho cada vez mais escassas e todos nós sabemos o importante que é fixar os jovens e criar-lhes oportunidades. Por isso projectos como este são janelas que se abrem para que os jovens possam desenvolver competências, estar cá e terem acesso a coisas que não poderiam ter de outra forma”.

 

Pedro Folgado, responsável do departamento de juventude do IPDJ, faz um balanço muito positivo desta iniciativa e anunciou para o breve o desenvolvimento de novos programas que permitam reforçar a capacidade empreendedora dos jovens “só ouvindo a voz dos jovens é que poderemos tomar as decisões mais adequadas e mais próximas daquilo que são as suas necessidades. Por isso mesmo estamos prestes a lançar um novo programa direcionado para o empreendedorismo, direcionado para os jovens que não estão a trabalhar nem estão no sistema de ensino, em que uma das novidades passa pela sua vocação para o nível social porque esse é um sector também merecedor da nossa aposta e da nossa atenção”.

Nos próximos dois anos o fórum ”Altamente” vai continuar a ser dinamizado e o presidente da junta de freguesia do Tortosendo, David Silva, faz um balanço muito positivo da acção “para nós é uma aposta ganha; tudo aquilo que temos investido enquanto parte integrante do consórcio deste projecto é no sentido de criar novas oportunidades como estas e deixo já aqui o desafio para que a próxima edição se possa realizar fora do período de verão e a junta de freguesia está disponível para contactar a federação de desportos de inverno, que gere a pousada da juventude da Serra da Estrela, no sentido de acolher os jovens que desenvolvam esta actividade aqui no Tortosendo e penso que isso seria também uma mais valia para eles”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados