RCB/TuneIn
Quinta, 17 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA AS HEPATITES
Rádio Cova da Beira
¬ďPortugal tem um acesso √† terap√™utica sem paralelo na Europa¬Ē refere Armando Carvalho, membro do N√ļcleo de Estudos das Doen√ßas do F√≠gado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, neste dia mundial da luta contra as hepatites. 90% dos doentes com hepatite B est√£o estabilizados e o v√≠rus foi eliminado em 95% dos casos de hepatite C.
Por Paula Brito em 28 de Jul de 2016
 

Numa visão do total de infectados em Portugal «concluímos que existem seguramente muitos doentes por diagnosticar, impondo-se uma estratégia de rastreio dirigido a grupos com maior probabilidade de infecção, de modo a levar o benefício do tratamento ao maior número possível de doentes».

Houve uma diminuição da incidência da hepatite B e C, resultado das medidas gerais de prevenção, como o rastreio do sangue, o uso de material irrecuperável para injecções e outros actos médicos e o impacto da vacina da hepatite B. No entanto e apesar de em Portugal já se ter feito muito no que diz respeito à prevenção das hepatites virais, continua ainda a faltar um plano nacional, que já esteve em discussão na Direcção Geral de Saúde, mas que continua adiado.

Actualmente estão estabilizados mais de 90% dos doentes que têm hepatite B e, por sua vez, em mais de 95% dos casos de hepatite C foi possível eliminar o vírus.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados