RCB/TuneIn
Sexta, 05 Jun 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PARENTALIDADE √Č DESAFIO CADA VEZ MAIS EXIGENTE
Rádio Cova da Beira
O stress na concilia√ß√£o entre a parentalidade e o mundo do trabalho √© um dos problemas mais cr√≠ticos vividos pelas fam√≠lias portuguesas. A afirma√ß√£o feita na Covilh√£ pela investigadora Margarida Mesquita que foi a convidada deste m√™s do ciclo de confer√™ncias ¬ďos rostos do conhecimento¬Ē que a c√Ęmara da Covilh√£ tem vindo a promover para assinalar a presid√™ncia da associa√ß√£o internacional de cidades e entidades do iluminismo.
Por Nuno Miguel em 27 de Jul de 2016

Margarida Mesquita sublinha que “ser pai e ser mãe é algo muito exigente, vivemos numa sociedade que está em profundas mudanças e onde coexistem valores, expectativas e práticas do passado e algumas mais progressistas e isso cria também um potencial de conflitos internos e entre os pais. Por outro lado no meu estudo ficou bem patente que o stress na conciliação da parentalidade com as exigências do trabalho é o problema mais crítico. Os pais hoje sentem-se frustrados por não terem mais tempo para passar com os seus filhos”.  

No trabalho de investigação realizado sobre esta temática, que culminou com a publicação de dois livros, em 2013 e 2014, Margarida Mesquita aponta alguns caminhos que podem contribuir para dar resposta aos crescentes desafios sobre a parentalidade “uma das questões diz respeito à partilha de tarefas e no meu trabalho fica bem patente que quando os casais promovem essa partilha os outros problemas são menores. Por outro lado pude verificar que quando o número de horas de trabalho não é excessivo também há um atenuar dos problemas mas temos ainda muito a fazer do ponto de vista da intervenção com as famílias a bem das crianças”. 

Neste regresso à Covilhã, de onde é natural, Margarida Mesquita referiu que tem acompanhado o crescimento da cidade e a importância da UBI para a sua afirmação. Uma ligação que a investigadora promete reforçar depois desta iniciativa uma vez que são ainda muitos os laços que a prender à sua cidade natal.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados