RCB/TuneIn
S√°bado, 16 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO REVISITA CRUZEIROS
Rádio Cova da Beira
O município do Fundão organiza esta quinta-feira, no dia 7 de julho, às 21.00h, uma ação de divulgação do conjunto de cruzeiro dos séculos XVI e XVIII que existem na zona histórica do Fundão e "que são elementos salientes da paisagem patrimonial local".
Por Paulo Pinheiro em 07 de Jul de 2016

Esta ação irá ter uma conversa aberta no Museu Arqueológico do Fundão com Carlos Bragança, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alpedrinha, Nuno Garcia, grande conhecedor da arquitetura histórica do Fundão, e Lois Ladra, antropólogo galego, especialista nesta tipologia de monumentos, num painel que será moderado por Pedro Miguel Salvado.

Uma visita guiada por técnicos do Museu aos monumentos e à mostra “Cruzes de Pedro do Fundão”, que apresenta fotografias e desenhos de Diamantino Gonçalves, Aires Rosel e João Ribeiro, com a colaboração do Fundo João Barroca, completam esta iniciativa.

 

É ainda apresentado o projeto de remontagem do “Cruzeiros das Almas", a partir da base recolhida, em 1934, na travessa João Pinto, na zona histórica do Fundão, e que tem inscrito “Pai Nosso pelas almas. 1726”. “O cruzeiro foi um elemento marcante do quotidiano religioso da comunidade, reforçando a devoção e sacralizando, possivelmente, um cruzamento de caminhos”, refere o município.

 

A vereadora com o pelouro da cultura da câmara municipal do Fundão, considera ser muito positivo que “esta herança patrimonial do sentir seja agregada ao viver da cidade dos nossos dias. Aumentamos e fornecemos mais leitura patrimonial à ainda tão desconhecida zona histórica do Fundão”.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados