RCB/TuneIn
Sábado, 23 Out 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PÓVOA DE ATALAIA "AGARRA" AS LÉRIAS
Rádio Cova da Beira
Nos três primeiros dias de Julho, na aldeia que viu nascer o poeta Eugénio de Andrade, não se falou de outra coisa. A renda especial denominada "Lérias" andou na bocas dos visitantes de mais uma edição do evento "Lérias, a Arte das Linhas", organizado pela União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo

Declarações de Lurdes Luciano, José Lopes e habitantes de Póvoa de Atalaia
Por Paulo Pinheiro em 06 de Jul de 2016

Para além das tasquinhas, concertos, animação de rua, gastronomia e workshop, o momento alto do evento foi o desfile de moda "Tradições da Beira Interior na Moda", que contou com a presença de alunos da UBI e da ESART/IPCB, na área do designs e do têxtil e 12 manequins profissionais de uma empresa do Porto.

O desfile, realizado em frente à sede da junta de freguesia, fez "parar" a aldeia. Os habitantes e visitantes não quiseram deixar perder a oportunidade de ver o produto final do desafio lançado aos futuros designers ou estilistas de utilizar as lérias nas suas criações. A importância de manter as tradições e aplicá-las ao desenvolvimento de novos produtos, despertar o interesse no património cultural imaterial no sentido da criação de produtos de valor acrescentado, incorporando as tradições artísticas e artesanais da região permitindo desenvolver, valorizar, conservar e perpetuar a identidade de Póvoa de Atalaia foram as principais ideias lançadas aos futuros profissionais.

José Lopes, alunos do segundo ano do curso de Designs Moda e Têxtil, da ESART/IPCB, foi o vencedor "Gostei muito da iniciativa. Se para o ano for realiza cá estarei", disse à RCB visivelmente satisfeito. O segundo prémio foi entregue a IMMA, representada por Isabel Silva , da UBI, e o terceiro lugar para Soraia Pinheiro, da ESART/IPCB. O júri atribuiu ainda duas menções honrosas: Juliana Costa (ESART/IPCB) e Vilma Araújo (ESRAT/IPCB).

O estilista Carlos Gil, membro do júri, gostou do que viu e enalteceu " a entrega dos alunos a este desafio, que não é fácil. Estão de parabéns". Também o presidente da CMF, a vereadora da cultura da autarquia e a presidente da junta da União de Freguesias de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo não escondiam a satisfação pelo êxito alcançado "é um evento para ficar", garantiu Paulo Fernandes. 

A avaliar pelas opiniões captadas pela RCB, os resultados agradaram a todos. 

Oiça as declarações de Lurdes Luciano,que desde os 14 anos faz lérias, do vencedor do concurso de moda e de habitantes de Póvoa de Atalaia. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados