RCB/TuneIn
Domingo, 16 Dez 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
UBI: PROJETOS APROVADOS RECEBEM CERCA DE UM MILHテグ DE EUROS
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior (UBI) viu aprovados 12 projetos de investigaテァテ」o PTDC, que tテェm gestテ」o e financiamento da Fundaテァテ」o para a Ciテェncia e Tecnologia (FCT) e COMPETE. Os projetos terテ」o uma duraテァテ」o de trテェs anos, terminam em 2019, e uma dotaテァテ」o de 918.374 euros.
Por Paulo Pinheiro em 30 de Jun de 2016

Do conjunto de projetos, sete são liderados pela UBI e os restantes vão funcionar em consórcio com outras instituições, nomeadamente as universidades de Aveiro, Lisboa, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e a FARM ID – Associação da Faculdade de Farmácia.

 

A área da saúde teve o maior número de candidaturas aprovadas, num total de cinco. Segue-se engenharia informática com quatro, engenharia mecânica com três e uma de ciências sociais e humanas.

 

Os resultados do PTDC conhecidos agora mostram francas melhorias face aos dois concursos anteriores. Em 2010 foram também aprovados 12 projetos, com liderança na UBI em sete, mas com um financiamento global de aproximadamente metade: 569.358 euros. Em 2012, a UBI esteve envolvida em sete projetos apoiados – com um montante de 276.296 euros –, tendo coordenado dois.

 

“As aprovações de projetos deste ano estão dentro da média das outras instituições, mas temos de aumentar a taxa de sucesso porque temos o potencial para isso”, considera Paulo Moniz, vice-reitor para Área da Investigação. O também responsável do Instituto Coordenador de Investigação (ICI) considera que “é muito importante ter projetos da FCT, quando contribuem com quase um milhão de euros”.

 

No futuro, Paulo Moniz deseja “ter mais projetos e consequente transferência de conhecimento e tecnologia, na forma de patentes, e parcerias com empresas, em programas doutorais e de mestrado”. O vice-reitor conclui: “Darei todo o apoio que for necessário. Neste momento temos estes 12 e serão acarinhados com toda a devoção que possamos dar. Aceitamos todos estes desafios e teremos confiança na UBI”.

 

 

RCB/UBI 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados