RCB/TuneIn
Domingo, 25 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO: ALUNOS DE VÁRIOS PAÍSES NO CONCURSO DA AMDF
Rádio Cova da Beira
A partir de sexta-feira, 1 de julho, 180 alunos de vários países competem no 17ºConcurso Internacional Cidade do Fundão, promovido pela Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF).
Por Dulce Gabriel em 29 de Jun de 2016

No ano em que a prova apresenta violoncelo como uma novidade, mantêm-se a concurso as variantes de piano, violino, guitarra e canto. Além dos participantes portugueses, apresentam-se a concurso estudantes de música e ensino artístico de Espanha, Holanda e do Brasil.
A AMDF estará representada por uma dezena de concorrentes, mas também se regista a participação de jovens alunos de outras escolas de música da região da Beira Interior. O maior número de concorrentes inscreveu-se na competição de violino. Ao todo são 50 candidatos a prémios. Segue-se a guitarra com 45 inscritos e o violoncelo que sendo a novidade da edição de 2016 do Concurso reúne 42 participantes.
Por fim a variante piano regista 26 inscritos e no canto cujas provas se iniciam já esta sexta-feira dia 1 de julho estão inscritos 11 candidatos a prémios.


O Concurso Internacional Cidade do Fundão é dos mais relevantes acontecimentos culturais e formativos organizados pela AMDF e tem entre os jurados figuras de renome mundial. O violoncelista inglês David Chew, o concertista Jed Marahal, a violoncelista Fátima Neto, o maestro Rogério Peixinho e o professor do Conservatório Nacional Luís Sá Pessoa constituem o júri de violoncelo.
Na variante de violino, além dos professores Paula Margarida Galhano, Vasco Broco e Tiago Neto integram o júri o violonista luso-americano Eliot Lawson, e a sueca Suzanna Lidegran que é professora no Conservatório de Música do Porto. Seguem-se Jorge Moyano, Christina Margotto, Júlia Franco, Paulo Campos e Olga Silva no júri de piano.


No júri de guitarra estão o guitarrista croata Dejan Ivanovic, o coordenador da Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve Eudoro Grade, Quitó de Sousa Antunes (professor em Paris), Rui Gama e Pedro Rufino.


Já os concorrentes de canto serão avaliados pelos professores Luís Rodrigues, Dora Rodrigues e Elisabete Matos. O Concurso Internacional Cidade do Fundão decorre até 9 de julho, dia em que se realiza o concerto dos laureados. Os prémios a atribuir aos concorrentes variam entre valores monetários e troféus. Serão eleitos pelo júri o melhor candidato da Beira Interior e melhor interpretação de peça portuguesa. Está igualmente prevista a atribuição de um prémio revelação.






  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados