RCB/TuneIn
Quarta, 21 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MINAS: EMPRESA E SINDICATO FECHARAM ACORDO
Rádio Cova da Beira
A administração da Beralt tin e o sindicato mineiro fecharam acordo no final de Maio que se traduziu num aumento salarial de 2,5% para este ano, com retroactivos desde Janeiro último. O acordo, proposto pela administração da empresa, foi aceite pelos trabalhadores evitando assim a luta anual dos mineiros fora da mina.
Por Paula Brito em 26 de Jun de 2016
 

O PCP congratula-se pela união dos mineiros e recorda que este acordo vem calar as vozes dos “profetas da desgraça” que vaticinavam o fim da mina “estou a falar de juntas de freguesia ali da zona, do próprio presidente da câmara da Covilhã, que na altura pediu calma aos trabalhadores para não fazerem exigências porque o que estava em causa era o encerramento das minas, a empresa tem viabilidade e os trabalhadores também têm de ser compensados do seu esforço, o que veio agora a acontecer em parte”, refere António Cardoso, da direcção da organização regional do PCP.

Recorde-se que o grupo canadiano Almonty adquiriu no final do ano passado as Minas da Panasqueira que, na altura pertenciam ao grupo japonês Sojitz, a quem a Almonty tinha vendido as minas, em 2008, após três anos de exploração. No regresso à Panasqueira, o grupo sublinhou o seu interesse estratégico nesta mina, por ser o maior produtor de tungsténio fora da China. Afastado o cenário dos despedimentos, o grupo procedeu à contratação de mais trabalhadores, estabelecendo a meta dos 70, e em Maio últimos chegou a acordo com o sindicato do sector de aumentar os salários em 2,5% este ano.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados