RCB/TuneIn
Quinta, 16 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
PESO DISTINGUE ANTIGOS AUTARCAS
Rádio Cova da Beira
Para assinalar os 40 anos do poder local democrático, a união de freguesias de Peso e Vales do Rio homenageou publicamente os cinco presidentes da antiga junta de freguesia do Peso eleitos desde o 25 de Abril. Uma forma, diz o presidente da união, de reconhecer o trabalho desenvolvido por todos os eleitos desde o 25 de Abril e de recordar o legado que foi deixado às populações
Por Paulo Pinheiro em 24 de Jun de 2016
José Morais foi presidente da autarquia do Peso entre 1986 e 1988 e refere que apesar das dificuldades da época ainda foi possível concretizar algumas iniciativas importantes “foram outros tempos, não havia as oportunidades de financiamento que existem hoje e nós tínhamos de fazer das tripas coração para conseguir dinheiro mas felizmente que conseguimos concretizar algumas coisas. Lembro aqui o polidesportivo, o campo de futebol de 11 que hoje está desactivado, avançou-se até certo ponto com o projecto da ponte para o Pesinho. Fez-se o que se pode na altura e não escondo que gostei imenso de servir a junta”.

 

Presidente da autarquia entre 1988 e 1993, José Baptista mostrou-se sensibilizado com esta homenagem e sublinha que todos os pesenses são poucos para contribuir para o desenvolvimento da aldeia “sinto-me muito satisfeito por hoje ter visto reconhecido não só o meu trabalho mas o de todos os restantes autarcas; numa aldeia como o Peso devemos ser todos a trabalhar para o mesmo, sem haver a necessidade de se saber se o presidente da junta é da cor política A, B ou C porque todos somos poucos para trabalhar em prol do bem comum”. 

 

Entre 1994 e 2013 coube a Fernando Casteleira desempenhar as funções de presidente de junta de freguesia. O mandato mais longo de um autarca e que foi precedido por três anos como secretário. Em declarações à RCB não esconde a sua satisfação pelo facto de ter concretizado vários projectos importantes para a aldeia, entre os quais a sua obra mais emblemática; a construção da ponte Peso/Pesinho “foi com muito orgulho que recebi esta comemoração e é um sinal que passámos por esta terra não a título de retirar benefícios mas sim de trabalhar em prol de todos. Quando eu vim para a junta de freguesia foi com uma grande luta que era a construção da ponte e ainda hoje me sinto muito orgulhoso quando falam nela. Todos fizemos aquilo que era possível mas em tempos bons eu pude fazer mais alguma coisa porque os tempos também se proporcionaram para isso”.

 

Uma homenagem que a união de freguesias vai promover também junto dos antigos autarcas de Vales do Rio. Uma iniciativa que está agendada para o próximo dia nove de Julho.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados