RCB/TuneIn
Terça, 10 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
“CRIA E DESENHA O TEU FUTURO”
Rádio Cova da Beira
É este o mote do projecto europeu em que a escola secundária Campos Melo este envolvida ao longo dos últimos dois anos e que permitiu a cerca de 30 alunos das áreas das artes e do design contactarem com ferramentas avançadas de software e desenvolverem o seu próprio projecto.
Por Nuno Miguel em 23 de Jun de 2016

Uma forma de potenciar as capacidades empreendedoras dos estudantes e de permitir um contacto real com a actividade profissional que vão desenvolver no futuro, como referiu à RCB a coordenadora do projecto “eles vão ter oportunidade de, com recurso a um software mais avançado, poderem projecto a construção de um edifício e também do seu mobiliário interior. Este software não é novo mas permite aos alunos do secundário utilizá-lo desde já uma vez que só iriam ter contacto com ele quando chegassem ao ensino superior. Nós integramos este projecto a convite de um colega italiano que é quem está a coordenar toda a ideia e nós aceitámos o convite porque pensámos que a nossa escola, sendo de artes, teria todas as condições para o abraçar dado o empenho dos professores e também a qualidade dos alunos”.

Leonor Lobo acrescenta que a ideia permitiu também a criação de um manual online de boas práticas, o «Archi Cad», que agora vai estar disponível para consulta de toda a comunidade “nesse manual vão estar disponíveis todas as lições que os alunos frequentaram; um dos propósitos que nos trouxe até aqui foi exactamente a publicação desse manual de boas práticas que vai ter livre acesso para qualquer pessoa que o queira consultar”.

Já a directora daquele estabelecimento de ensino destaca o empenho evidenciado pelos alunos envolvidos ao longo dos dois anos em que o projecto foi dinamizado. Isabel Fael sublinha ainda os bons resultados alcançados no concurso europeu deste projecto que decorreu em Maio “os nossos alunos integraram-se perfeitamente no espírito do projecto, adquiriram as aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento das suas próprias ideias e três deles posicionaram-se no «top ten» dos finalistas na competição europeia que decorreu no mês passado. Isso para nós foi muito gratificante assim como foi gratificante ver que os alunos quiseram aprender, construir essas suas aprendizagens e tiveram resultados de que podemos orgulhar-nos”. 

Um projecto que, de acordo com Isabel Fael, também corporizou a aposta na internacionalização que a escola secundária Campos Melo tem vindo a desenvolver.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados