RCB/TuneIn
Segunda, 01 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CONCERTO DEIXOU MEIO MILHAR DE ALMA CHEIA
Rádio Cova da Beira
“Alma Lusa” foi o espectáculo que juntou no palco Teatro Municipal da Covilhã, no domingo à tarde, a Banda da Covilhã e a Orquestra de Sopros da Canto Firme (Tomar). Um concerto de compositores e músicos portugueses para assinalar o dia de Portugal, Camões e das Comunidades.
Por Paula Brito em 14 de Jun de 2016
 

 “O resultado não podia ser mais espectacular” comentou no final José Eduardo Cavaco, presidente da direcção da Banda da Covilhã, que pensa já no próximo desafio “é gravar um CD e um DVD, queremos gravar esta obra original que hoje estreamos, a chocalhofonia, bem como mais um ou outro tema como o fado do banco dos pelourinhos nunca foi gravado, é uma obra do início do século passado que é muito nossa, e estas sonoridades merecem estar registadas”.

A obra Chocalhofonia foi uma estreia também para o jovem compositor Tiago Rasinhas “foi uma aventura porque eu não conhecia este instrumento, o chocalhofone,  a minha ideia foi pegar num objecto e transformá-lo num instrumento musical. Apesar do chocalho ser alentejano acho que ele tem tudo a ver com a Serra da Estrela”.

O espectáculo foi dirigido pelo maestro Simão Francisco que no final estava orgulhoso pelo trabalho dos cerca de 80 jovens que estiveram em palco “Orgulhoso de ver tantos jovens a produzir um espectáculo como este, o objectivo era mostrarmos o orgulho em sermos portugueses”.  

O vereador com o pelouro da cultura na câmara da Covilhã congratulou-se por “mais um evento realizado pela banda da Covilhã que acabou por ser uma extensão das comemorações do dia 10 de Junho”.

Os poemas de Fernando Pessoa, as pequenas rábulas pelos atores Marco Ferreira e Sónia Botelho, o jovem covilhanense solista em chocalhofone, João Semedo e a estreia mundial de chocalhofonia do jovem compositor Tiago Rasinhas, bem como a voz de Margarida Geraldes foram os ingredientes deste concerto que terminou com a entoação do hino nacional.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados