RCB/TuneIn
Terça, 21 Mai 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
ALIMENTAÇÃO EM ANÁLISE
Rádio Cova da Beira
"A alimentação e identidade em contexto migratório: práticas e representações - um estudo de caso no distrito de Castelo Branco" é o novo livro de Maria do Céu Martins, docente da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB.
Por Paulo Pinheiro em 13 de Jun de 2016

Outras da categoria:

Apresentada pelo docente Francisco Martins Ramos durante as atividades de comemoração do 68.º aniversário da ESALD – IPCB, a obra procura compreender até que ponto as práticas alimentares dos imigrantes do distrito de Castelo Branco estão ancoradas nos seus elementos identitários e de pertença ou, pelo contrário se descolam desses elementos, para se encaixarem e interpenetrarem na cultura alimentar do país de acolhimento.

Aprofundam-se as questões da saúde pela alimentação e problematiza-se o discurso normativo que a circunscreve. Investiga-se a comida como elemento básico no intercâmbio cultural e no estabelecimento e manutenção da sociabilidade. Reflecte-se sobre a alimentação como um conjunto de elementos em interação com os hábitos e a identidade de um grupo cultural.

Defende-se, no presente estudo, o factor identitário com uma categoria que influencia fortemente as práticas alimentares dos imigrantes e a necessidade de entender a alimentação dos imigrantes no seu quadro de representações sociais, tentando perceber o potencial comunicativo e simbólico da comida.

“O estudo afirma-se como um contributo para ajudar romper com algumas práticas do quotidiano, resultantes de uma visão da alimentação estritamente medicalizada”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados