RCB/TuneIn
Sexta, 07 Ago 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
AEF ASSINALA DIA MUNDIAL SEM TABACO
Rádio Cova da Beira
Para assinalar o dia mundial sem tabaco o Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF) colocou esta manhã um painel de cinco metros de altura numa das paredes da escola. A frase “Fumar é uma droga” é apenas uma das muitas mensagens que os alunos do curso profissional técnico auxiliar de saúde quiseram transmitir neste trabalho, feito de matérias recicláveis e que está a ser preparado há dois meses.
Por Paula Brito em 31 de May de 2016
 “As contas querem dizer que se deixarmos de comprar um maço de tabaco por dia, no final do ano teríamos dinheiro para fazer uma viagem, desenhamos ainda a imagem de uma pessoa como se estivesse a ser fumada e a morrer”.

O momento foi ainda assinalado com música e a presença do director do agrupamento de escolas do Fundão que enalteceu o trabalho dos alunos e professores “o agrupamento quer comemorar todos os dias que sejam fundamentais para uma vida saudável dos alunos e da comunidade, este trabalho é demonstrativo da responsabilidade cívica da escola”.

Segundo os dados revelados pela comissão europeia os jovens europeus já pouparam, desde 2011, 326 milhões de euros por deixar de fumar. Não sabemos se o vice presidente da câmara municipal do Fundão já fez as contas, mas Miguel Gavinhos, que deixou de fumar há 12 anos, regressou à escola para deixar o seu testemunho “fui fumador, há 12 anos deixei de fumar e acho que fiz muito bem. O nosso concelho tem procurado afirmar ao longo dos últimos anos uma marca que tem a ver com um estilo de vida saudável. Temos uma serra da Gardunha fantástica, temos circuitos pedonais, de BTT, arvorismo, temos muitos espaço para praticar actividade ao ar livre, isso opõem-se ao estilo que existe nos fumadores. Antigamente fumar era um estatuto maior, hoje, sobretudo no Fundão, é um estatuto negativo”.

Segundo os dados da União Europeia, em Portugal 30 mil jovens deixaram de fumar nos últimos 5 anos, poupando um total de 15 milhões de euros. O tabaco é, no nosso país, a causa directa da morte de 12 mil pessoas por ano, estimando-se que seja responsável por uma em cada quatro mortes entre os 45 e os 59 anos.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados