RCB/TuneIn
Quinta, 19 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
MUSEU DO TRAJE EXP√ēE ROUPA PRODUZIDA NA UBI
Rádio Cova da Beira
A partir de 4 de junho, o Museu do Traje, em Lisboa, acolhe uma mostra de cerca de 100 peças de vestuário que foram criadas por alunos da licenciatura de Design de Moda Universidade da Beira Interior que posteriormente vão ser doadas a crianças e adolescentes de orfanatos africanos.
Por Paulo Pinheiro em 30 de May de 2016

A roupa foi produzida por grupos de oito elementos, a partir dos pressupostos estabelecidos pela Organização Não Governamental (ONG), “Little Dresses for África”, cujo nome institucional parte de uma das ações que executa e que consiste em produzir pequenos vestidos com material reciclado, dando a estes uma segunda vida. Os vestidos por sua vez são doados a orfanatos em África.

 

Desta forma, o material utilizado na confeção feita na UBI é reciclado, desde roupas ou outros têxteis em desuso, ao lixo limpo de empresas, isto é, sobras de material têxtil gerado, principalmente, do plano de corte de modelagens. Cada coletivo produziu um painel semântico, uma peça conceptual, um dossiê e uma pequena coleção.

 

A abordagem “bem acolhida pelos discentes”, como é descrito no website do projeto, consistiu em mobilizar os alunos não apenas como dadores. De acordo com a docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxtil (DCTT) e responsável pela cadeira de Design Moda I, Rafaela Norogrande, "pretendeu-se que os alunos do Ensino Superior tivessem contacto com os processos de design - todas as suas metodologias (pesquisa, criação e desenvolvimentos)”.

 

O trabalho foi iniciado a 10 de fevereiro e teve o apoio da diretora do curso de Design de Moda, Madalena Pereira, e do diretor do DCTT da Faculdade de Engenharia, Rui Miguel.

 

Na exposição que é inaugurada sábado, 4 de junho, as peças dos estudantes da UBI são acompanhadas dos trabalhos de uma turma do Instituto Politécnico de Viseu, onde Rafaela Norogrande lançou um desafio semelhante, mas no âmbito da licenciatura de Design de Mobiliário. A mostra está patente até 15 de setembro de 2016.

 

 

Fonte: UBI 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados