RCB/TuneIn
Sábado, 26 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
UBI: CIÊNCIAS DO DESPORTO COMEMORAM 20 ANOS
Rádio Cova da Beira
A presidente do departamento de ciências do desporto da universidade da Beira Interior considera que valeu a pena a concretização de um curso naquela área e que trouxe vários benefícios para a região. A ideia deixada por Kelly O´Hara na sessão de abertura das jornadas de ciências do desporto, que estão a decorrer até amanhã, para assinalar as duas décadas de criação dessa licenciatura.
Por Nuno Miguel em 26 de May de 2016

A presidente do departamento sublinha que “durante estes 20 anos o departamento evoluiu de forma extraordinária ao nível da qualificação de docentes, número de alunos, oferta formativa, na investigação científica produzida e nos projectos de extensão à comunidade que têm sido desenvolvidos. Temos contribuído para o desenvolvimento das ciências do desporto a nível local e nacional. As ciências do desporto da UBI hoje apresentam-se como uma referência sólida nas áreas da investigação, prevenção e intervenção de qualidade seja no nosso país seja a nível internacional”.  

Apesar de avaliação ser positiva, Kelly O´Hara sublinha que há novos desafios para o futuro que importa concretizar “temos que revigorar a nossa coesão interna, reforçar o paradigma da qualidade no ensino e na investigação, dinamizar a internacionalização e assegurar a gestão responsável dos recursos do departamento. Estes são objectivos estratégicos para que a evolução do departamento possa ser concretizada e dar resposta a alguns desafios como o alargamento do corpo docente que permita dar uma resposta técnica e científica cada vez mais qualificada. Também necessitamos de apetrechar o departamento com equipamentos que possibilitem realizar mais e melhor investigação e dessa forma sustentar o acréscimo da qualidade formativa e em paralelo desenvolver uma estratégia direccionada para a captação de alunos a nível nacional e internacional”. 

A evolução verificada pelo departamento foi também uma das ideias sublinhadas nestas comemorações pelo reitor da UBI. António Fidalgo refere que “o departamento de ciências do desporto é um dos que evidencia mais saúde académica; nós temos departamentos, nomeadamente nas ciências exactas, que tem poucos alunos. Aqui há alunos, temos empenho de todos no departamento. Temos investigação e isso é fundamental e temos também os três cursos reconhecidos e num grau que nos deixa muito satisfeitos”.  

Jorge Torrão, vereador com o pelouro do desporto na câmara da Covilhã, destaca a interacção que este curso sempre teve com toda a comunidade e que deu um apoio significativo ao desenvolvimento de actividades por parte do movimento associativo “a Covilhã sempre foi um concelho muito denso a nível associativo, o desporto foi sempre uma prática que marcou o nosso concelho e com a chegada da investigação e da ciência, com professores muito competentes e com alunos com uma enorme vontade de aprender criaram-se condições para se verificar um enorme progresso com a ajuda que isso implicou para a nossa comunidade”.  

  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados