Vítor Reis Silva, em entrevista ao programa “Flagrante Directo” da RCB, diz que apesar dos alertas deixados pela CDU durante o mandato a autarquia não está a cumprir, assim a denúncia é o único caminho a seguir “só existe uma via que é denunciar a situação junto da tutela a quem já pedimos informações e que nos confirmou que é a câmara municipal que tem essa responsabilidade. Já demos oportunidade ao Sr. presidente de repor a legalidade, neste momento o caminho é denunciar a situação”.
O líder da bancada da CDU na assembleia municipal da Covilhã diz que a câmara não se pode desculpar com a medida já aprovada na assembleia da república e que deverá começar a entrar em vigor no próximo ano lectivo “por proposta do PCP na Assembleia da República as crianças do primeiro ciclo irão ter manuais gratuitos, mas como a medida á progressiva ainda irá demorar alguns anos até ao 4.º ano. É necessário que a câmara assegure o apoio às famílias carenciadas dos 2.º, 3.º e 4.º anos, não pode a câmara ficar à espera que a sequência termine e daí lavar as mãos”.
Vítor Reis Silva deixa um exemplo “há famílias no concelho da Covilhã que têm apoios para o filho que frequenta o 5.º ano não têm para o que frequenta o primeiro ciclo”, apelando às famílias que se encontram nestas circunstâncias para reclamarem esse direito junto da autarquia.