RCB/TuneIn
Quinta, 01 Out 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
PROENÇA CAMPEÃO DE INICIADOS
Rádio Cova da Beira
O Proença-a-Nova sagrou-se esta tarde campeão distrital de iniciados, porque teve mais golos positivos no goal-avarage, numa luta, ombro a ombro com o Bairro do Valongo.
Por José Joaquim Ribeiro em 22 de May de 2016

Este campeonato fica manchado pela decisão que a Associação de Futebol de Castelo Branco tomou em relação ao horário dos jogos dos clubes que estavam em condições de se sagrarem campeões. Proença e Bº. Valongo partiam para a última jornada em igualdade pontual, com o Bº Valongo a ter uma vantagem de três golos sobre o seu adversário. Era de bom tom e era também muito razoável, como aliás acontece em todas as competições nacionais e internacionais, que os jogos dos dois clubes fossem marcados para a mesma hora. Não, não foi isso que aconteceu. Na agenda semanal da AFCB o jogo do Valongo estava marcado para as 11 horas e o jogo de Proença para as 15 horas. Este foi o primeiro erro da Associação. Os jogos tinham que começar à mesma hora. Mas quando houve possibilidades de corrigir o erro, a AFCB limitou-se a confirmar esse erro, senão vejamos.

As equipas da Atalaia e Valongo acordaram em alterar o jogo da parte da manhã para a parte da tarde. Desse facto tinham que pedir autorização à AFCB, ora, seria aqui que se devia ter corrigido o erro. A Associação aceitava alterar para a parte da tarde mas marcava o jogo para as 15 horas, hora a que se iria realizar o jogo de Proença. Estaria reposta a verdade desportiva, só que não foi isso que aconteceu, o jogo entre Atalaia e Valongo foi marcado para as 19 horas, vá-se lá saber porquê. 

 

Não sabemos de quem é a culpa de toda esta situação, chegou-nos a informação de que terá sido um erro do coordenador da associação, na elaboração do Regulamento do campeonato, ao excluir a obrigatoriedade das três últimas jornadas serem realizadas no mesmo dia e à mesma hora. Copiar o que fazem os melhores não fica mal a ninguém, bastaria que utilizassem uma redacção semelhante à que a AF Lisboa tem para estes casos para ficar tudo salvaguardado. Os artigos 104.13 e 104.14 do Regulamento dos campeonatos de formação da AFL protegiam a associação de casos como este.

 

Conclusão, o Proença venceu a ADEP por 21-0, às 15 horas, o Valongo derrotou a Atalaia do Campo por 16-0, às 19 horas. O Proença sagrou-se campeão com dois golos de vantagem no goal-average. Será que com os jogos à mesma hora estes resultados seriam possíveis ? E o campeão seria este ou seria outro ?


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados