O eleito do “MAC” refere que o documento nada diz sobre a construção da nova albufeira da Serra da Estrela e ao mesmo tempo retira das prioridades de investimento a construção da barragem do Alvito “o plano nacional de barragens foi apresentado há poucos dias publicamente; da Covilhã nada foi falado mas pelas noticiais que foram publicadas demo-nos conta de que a federação distrital do PS se veio pronunciar relativamente à não construção da barragem do Alvito na nossa região. Eu queria assim saber se vamos ou não ter barragem porque estamos actualmente a construir uma grande auto estradas para as águas e eu não estou a ver que haja condições para que a Covilhã venha a ter alguma barragem”.
Na resposta o presidente da câmara municipal da Covilhã garante que o processo de construção da nova barragem das Penhas da Saúde está a seguir os trâmites previstos. Vítor Pereira sublinha que “o governo está a rever o plano nacional de barragens e também está a rever a política da água; independentemente disso o concurso para o lançamento da barragem está a seguir os seus trâmites administrativos. Houve necessidade de fazer uns reajustes devido a algumas questões burocráticas que tiveram que ser afinadas e ao mesmo tempo estamos a tratar das questões que tem a ver com o impacto ambiental da mesma sendo que a sua construção é um desígnio nosso e vamos prosseguir nessa senda”.
Explicações que não convenceram o vereador do “MAC” e que levaram Paulo Rosa a afirmar que “o plano de barragens foi agora apresentado” e que “nem daqui por uma década a Covilhã vai ter uma nova barragem”.