RCB/TuneIn
Quinta, 04 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
BELMONTE RECEBE DOCUMENTO HISTÓRICO
Rádio Cova da Beira
É a nova atracção do castelo de Belmonte. A carta original de Pêro Vaz de Caminha ao rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil. O documento, em linho, tem mais de 500 anos e saiu pela primeira vez da Torre do Tombo, para outro ponto do país - para o berço de Pedro Álvares Cabral.
Por Paula Brito em 28 de Apr de 2016

O local foi cuidadosamente preparado para acolher o histórico documento “a carta tem que ter sempre uma temperatura entre os 18º e os 22º, de forma a que se mantenha nas suas condições originais. A carta é feita de linho cozido dos fios mais grossos, e por isso é que apresenta uma excelente qualidade. A carta esteve no Brasil, pelas comemorações dos 500 anos, esteve pontualmente numa mostra em Lisboa mas é a primeira vez que sai, teve que sair acompanhada de seguranças porque é uma peça valiosa em termos financeiros e culturais, em termos financeiros vale dois milhões e meio de euros.” Cultural e historicamente a carta original do achamento do Brasil tem um valor incalculável.

Inscrita desde 2005 pela Unesco no registo da Memória do Mundo, a carta é o primeiro testemunho da existência de um mundo até então desconhecido. A exposição designada “O novo mundo e a palavra” é acompanhada de três peças contemporâneas de D. Manuel. É o caso da pintura cedida pela casa museu Medeiros e Almeida, que data do primeiro quartel do séc. XVI de Nossa Sra. do Leite que mostra o seio nu “até à descoberta do Brasil os nus não existiam na pintura, tem a ver com a pós vinda do Brasil e o novo olhar sobre a realidade”.

A escultura da Virgem com o menino, cedida pelo Museu Nacional de Arte Antiga, “é também contemporânea de D. Manuel, foi produzida prévia à viagem e era a padroeira destas viagens”.

A esfera armilar que desde a descoberta do Brasil foi pintada nos azulejos do palácio de Sintra também integra a exposição que pode ser visitada no castelo de Belmonte até 26 de Outubro entre as 9h 30 e as 18h. O bilhete tem um custo de 5 euros. 

  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados