RCB/TuneIn
Segunda, 15 Out 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BELMONTE: OS DISTINGUIDOS
Rádio Cova da Beira
O munic√≠pio de Belmonte homenageou quatro personalidades do concelho que se distinguirem por terem prestado servi√ßos √† comunidade em diversas √°reas. Uma homenagem justa √†queles que sempre acreditaram no concelho, salientou Ant√≥nio Dias Rocha, na cerim√≥nia que decorreu durante as celebra√ß√Ķes do dia do concelho de Belmonte.
Por Paula Brito em 28 de Apr de 2016
 

O presidente do centro de cultura Pedro Álvares Cabral de 1990 a 2015, Dario Gonçalves foi uma das personalidades homenageadas “fiquei contente porque acho que é o reconhecimento do trabalho que as associações fizeram e continuam a fazer no concelho em prol do desenvolvimento cultural, desportivo e social e pessoalmente fiquei grato por ver que a câmara reconhece esse serviço que a sociedade civil faz de maneira voluntariosa e altruísta”.

Há 40 anos pároco no concelho de Belmonte, José Registo foi também distinguido pela autarquia. O padre de Belmonte, Gaia, Colmeal da Torre e Maçainhas é sócio de todas as colectividades do concelho e diz que por onde passou apenas serviu “fui servindo a igreja e a sociedade, cumpri com o meu dever, quem não vive para servir não serve para viver”.

António Melo, há 30 anos à frente da banda de Belmonte, considera que é uma homenagem de todo o concelho pela dedicação à banda que tem mais de um século e que o seu pai também dirigiu “fico muito satisfeito por se terem lembrado de mim, e como a câmara representa o concelho penso que há uma homenagem de todo o concelho”.

Outra das homenageadas foi Lurdes Afonso, ex-autarca em Caria onde, aos 81 anos ainda participa activamente na vida cultural e associativa da vila por quem tem uma grande paixão “sou muito apaixonada por Caria, sou muito bairrista, estive sempre ligada à cultura, fui autarca três mandatos e foi aí que concretizei o sonho de montar a casa etnográfica”.

O jovem campeão distrital de atletismo, Tiago Martins, foi distinguido na área do desporto, e na educação foram entregues os prémios Pedro Álvares Cabral aos melhores alunos do concelho. Jaime Pinto, Maria Carvalho e Duarte Lucas, melhores alunos do 6.º ano, tiveram um prémio de 250 euros. Madalena Soares e Nuno Carvalho, melhores alunos do 9.º ano têm direito a uma viagem ao Brasil, e Ricardo Dias, melhor aluno do 12º ano recebeu 400 euros.

A cerimónia foi ainda aproveitada para assinar com Olivenza, o protocolo de geminação com aquela localidade espanhola, onde está sepultado Frei Henrique Coimbra, o frade e Bispo português que celebrou a primeira missa no Brasil, há precisamente 516 anos, já que é esta manifestação religiosa que está na origem do dia do concelho de Belmonte, a 26 de Abril.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados