RCB/TuneIn
Terça, 05 Jul 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
BELMONTE: OS DISTINGUIDOS
Rádio Cova da Beira
O município de Belmonte homenageou quatro personalidades do concelho que se distinguirem por terem prestado serviços à comunidade em diversas áreas. Uma homenagem justa àqueles que sempre acreditaram no concelho, salientou António Dias Rocha, na cerimónia que decorreu durante as celebrações do dia do concelho de Belmonte.
Por Paula Brito em 28 de Apr de 2016
 

O presidente do centro de cultura Pedro Álvares Cabral de 1990 a 2015, Dario Gonçalves foi uma das personalidades homenageadas “fiquei contente porque acho que é o reconhecimento do trabalho que as associações fizeram e continuam a fazer no concelho em prol do desenvolvimento cultural, desportivo e social e pessoalmente fiquei grato por ver que a câmara reconhece esse serviço que a sociedade civil faz de maneira voluntariosa e altruísta”.

Há 40 anos pároco no concelho de Belmonte, José Registo foi também distinguido pela autarquia. O padre de Belmonte, Gaia, Colmeal da Torre e Maçainhas é sócio de todas as colectividades do concelho e diz que por onde passou apenas serviu “fui servindo a igreja e a sociedade, cumpri com o meu dever, quem não vive para servir não serve para viver”.

António Melo, há 30 anos à frente da banda de Belmonte, considera que é uma homenagem de todo o concelho pela dedicação à banda que tem mais de um século e que o seu pai também dirigiu “fico muito satisfeito por se terem lembrado de mim, e como a câmara representa o concelho penso que há uma homenagem de todo o concelho”.

Outra das homenageadas foi Lurdes Afonso, ex-autarca em Caria onde, aos 81 anos ainda participa activamente na vida cultural e associativa da vila por quem tem uma grande paixão “sou muito apaixonada por Caria, sou muito bairrista, estive sempre ligada à cultura, fui autarca três mandatos e foi aí que concretizei o sonho de montar a casa etnográfica”.

O jovem campeão distrital de atletismo, Tiago Martins, foi distinguido na área do desporto, e na educação foram entregues os prémios Pedro Álvares Cabral aos melhores alunos do concelho. Jaime Pinto, Maria Carvalho e Duarte Lucas, melhores alunos do 6.º ano, tiveram um prémio de 250 euros. Madalena Soares e Nuno Carvalho, melhores alunos do 9.º ano têm direito a uma viagem ao Brasil, e Ricardo Dias, melhor aluno do 12º ano recebeu 400 euros.

A cerimónia foi ainda aproveitada para assinar com Olivenza, o protocolo de geminação com aquela localidade espanhola, onde está sepultado Frei Henrique Coimbra, o frade e Bispo português que celebrou a primeira missa no Brasil, há precisamente 516 anos, já que é esta manifestação religiosa que está na origem do dia do concelho de Belmonte, a 26 de Abril.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados