Segundo Paula Pio, das situações que a CPCJ acompanha a negligência é a mais frequente. Um fenómeno transversal a todo o concelho “há uma situação que é mais frequente que são pessoas que vêm das aldeias viver para a cidade e que não têm suporte familiar, falo de apoio a uma mãe e um pai que trabalham, e até a nível financeiro, e esta é uma realidade que é bastante frequente”.
À RCB a presidente da comissão de protecção de crianças e jovens do concelho do Fundão, diz que os números não traduzem no entanto toda a realidade “estes números dizem pouco do que é a situação real, porque infelizmente há muitas situações que não chegam a ser denunciadas porque nesta questão há ainda um certo pudor em sinalizarem o que presenciam, ainda há aquela coisa em que numa família cada um sabe da sua dinâmica”.
Paula Pio deixa assim o apelo à denúncia que pode ser sempre feita de forma anónima através de carta, (apartado 391 – 6234 – 909 Fundão), e-mail (cpcj_fundao@hotmail.com) ou por telefone (962021230).