RCB/TuneIn
Segunda, 13 Jul 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
COVILHÃ: CENTRO DE MARCHA E CORRIDA INAUGURADO
Rádio Cova da Beira
A estrutura resulta de uma parceria entre o grupo desportivo da Mata, c√Ęmara da Covilh√£ e federa√ß√£o portuguesa de atletismo no √Ęmbito da aposta que tem vindo a ser desenvolvida na cria√ß√£o deste tipo de centros de em todo o pa√≠s.
Por Nuno Miguel em 27 de Apr de 2016

O centro tem dois pontos de acolhimento, na sede da colectividade e no complexo desportivo, e pretende dinamizar a prática de actividade física em circuitos pré definidos e com acompanhamento técnico. Sem ter em mente a obtenção de resultados a nível desportivo, Pedro Rocha, dirigente da federação de atletismo, refere que este tipo de estruturas tem contribuído para combater o sedentarismo e criar junto da população hábitos de vida mais saudáveis “vai ser um elemento muito importante para conseguir agregar as pessoas que já fazem caminhadas por si e que estejam num processo de treino de corrida; essas pessoas podem tirar partido da existência de percursos acreditados, instalações de acolhimento e sobretudo vão poder ter um acompanhamento técnico regular por técnicos qualificados”.   

A cerimónia de inauguração desta estrutura contou com a presença do antigo atleta olímpico Paulo Guerra. O embaixador nacional do programa de marcha e corrida acredita que a localização de uma infraestrutura deste tipo na Covilhã pode trazer vários benefícios às populações “há pessoas que já realizam algumas actividades de forma individual e este centro vai permitir que a uma hora e um dia determinados elas se possam juntar e fazer a sua actividade física acompanhada; muitas fezes as pessoas até acabam por não fazer essa actividade ou porque está mau tempo ou porque não tem companhia e este programa permite que a população mais sedentária a iniciar algo que é acessível a todos”.

Jorge Torrão, vereador com o pelouro do desporto na câmara da Covilhã, sublinha que a divisão deste centro em dois polos vai permitir trazer uma nova dinâmica ao funcionamento do complexo desportivo e também do parque Alexandre Aibéo “a Covilhã pode orgulhar-se de ter vários espaços para a prática desportiva; uns mais formais como é o caso do complexo desportivo e outros mais informais como é o caso deste parque que está aqui junto à sede do grupo desportivo da Mata. Penso que há poucas cidades que se podem dar a esta qualidade de afirmação do formal com o informal e esta é mais uma iniciativa de grande interesse para a proposta desportiva da nossa cidade”. 

Já o presidente da direcção do grupo desportivo da Mata está convicto de que esta aposta da colectividade vai trazer ganhos para toda a cidade. Elias Riscado mostra-se mesmo surpreendido com a adesão registada no primeiro dia de funcionamento deste centro “nós esperamos que a população possa aderir de forma significativa, aliás eu não esperava ter aqui tanta gente logo no primeiro dia. As pessoas podem passar a fazer caminhadas controladas por técnicos e também na parte da saúde em quatro percursos distintos e num horário em que já não estão a trabalhar e eu espero que isto seja um sucesso enorme”.

Uma aposta a que a colectividade também pretende dar continuidade a nível desportivo uma vez que em breve pretende avançar para a criação de uma academia de atletismo nos escalões de formação.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados