RCB/TuneIn
segunda, 26 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
REORGANIZAÇÃO “É INDISPENSÁVEL”
Rádio Cova da Beira
O bispo da diocese da Guarda vai convocar, nas próximas semanas, a realização de uma assembleia diocesana com o objectivo de recolher ideias tendo em vista a apresentação de uma proposta de reorganização de funcionamento da diocese que abrange toda a área entre Trancoso e o Fundão.
Por Nuno Miguel em 22 de Apr de 2016

D. Manuel Felício considera que o todo este território não pode continuar a ser administrado como há 50 anos atrás “esta diocese não pode ser gerida hoje como era nos anos 60 e 70 do século passado em que tinha mais de 300 mil habitantes e agora tem pouco mais de 200 mil; tinha 300 padres e neste momento tem cerca de 140 mas em contrapartida também tem outros valores. Não tínhamos os 17 diáconos que temos hoje nem tínhamos os cerca de 1500 ministros de comunhão que hoje estão em todo o território. Por isso irei convocar essa reunião para ouvir as pessoas e para tentar encontrar as melhores respostas”.

 

O bispo da diocese da Guarda acrescenta que “é indispensável levar por diante uma reorganização mas isso não significa sacrificar valores existentes mas sim abrir portas de cooperação diferente entre instituições e pessoas e que até já se estão a verificar. Por isso a reforma que vai acontecer não será um decreto absolutamente novo porque nós já estamos a trabalhar nessa direcção”. 

 

D. Manuel Felício refere que, dentro desta reforma, os leigos podem assumir um protagonismo maior no dia a dia da comunidade católica à semelhança do que já sucede na administração da comunhão “claro que isso para nós é uma obrigação acrescentada, que passa por fazer uma preparação devida dessas pessoas e essa formação será sempre continua e nunca pontual. Nós temos quem olhar para a realidade eclesial e social em que nós estamos implantados de uma forma diferente daquela que se verificava há 40 ou 50 anos atrás”. 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados