RCB/TuneIn
Terça, 29 Set 2020
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
ATLETISMO: CENTRO DE MARCHA E CORRIDA APRESENTADO
Rádio Cova da Beira
Integrado no Programa Nacional de Marcha e Corrida, o Grupo Desportivo da Mata, apresentou em conferência de imprensa, o Centro Municipal de Marcha e Corrida da Covilhã. Com o apoio do Município e Federação Portuguesa de Atletismo, a ideia é mobilizar a população para a prática desportiva, desenvolver um estilo de vida mais activo e contribuir para um aumento de atletas na cidade.
Por Miguel Malaca em 20 de Apr de 2016

Segundo Elias Riscado, este projecto visa o seguinte:

"O centro municipal de marcha e corrida será constituído por um conjunto variado de instalações (centro de apoio aos marchantes e atletas), onde todos os inscritos terão acesso a acompanhamento por parte de um técnico especializado, o professor João Domingues, formado pelo PNMC, e haverá quatro percursos - 2 de montanha e 2 urbanos. O horário de funcionamento é o seguinte: às segundas-feiras, das 18h às 20 horas no GD Mata, quartas e sextas-feiras, das 18h às 20 horas no Complexo Desportivo. As inscrições serão gratuitas e os praticantes terão de pagar um seguro obrigatório de €10 por ano". Disse.

O presidente da direcção do clube explicou também quais os objectivos a atingir com este centro municipal já a partir do próximo sábado, dia em será oficialmente inaugurado.

"Contribuir para a melhoria dos níveis de saúde da população da Covilhã, através de uma prática desportiva regular e muito eficaz na obtenção deste objectivo, valorizar a imagem da prática da corrida de lazer e recreação, para que não esteja apenas relacionada com o rendimento desportivo, e envolver e desenvolver mecanismos de cooperação entre diferentes instituíções(autarquias, organizações de provas, escolas, clubes e associações desportivas), para um projecto nacional no âmbito da prática da marcha e corrida." Concluiu. 

Para o técnico especializado e formado pelo Plano Nacional de Marcha e Corrida, "a escolha dos quatro percursos foi feita criteriosamente tendo em vista a melhor prática das modalidades por atletas e população em geral, daí que, tivemos a possibilidade de fazer 4 percursos diferentes, de alta dificuldade, a partir da sede do GDM, e dois mais ligeiros, de lazer e turismo, mais planos, portanto, para aqueles que tenham mais dificuldades na marcha ou corrida. Espero que as pessoas apareçam e já este sábado. Estarei sempre presente para esclarecer e ajudar todos aqueles que necessitarem de apoio." Refere João Domingues.

Quanto a Jorge Torrão, o vereador do desporto da Câmara Municipal da Covilhã, afirma que este projecto do clube "tem total apoio do Município, e trata-se de uma mais valia para a cidade. O apoio será logístico, mas também na cedência de instalações desportivas e de técnicos da própria Câmara Municipal aquando da realização da actividade no complexo desportivo. Trata-se de facto de um grande projecto desportivo e está de parabéns o GD Mata em avançar com esta iniciativa. Referiu o autarca.

No final da conferência de imprensa, foi entretanto assinado um protocolo entre o GD Mata(Elias Riscado) e o responsável pelas Farmácias Holon(Pedro Diamantino), na Covilhã, no sentido de passar a haver, "um apoio à peregrinação a Fátima, organização de caminhadas conjuntas, acompanhamento às actividades desportivas do GD Mata, sessões de informação e rastreios na sede do GD Mata, oferta do cartão Farmácias Holon a todos os associados do GD Mata, e apoio também ao Centro Municipal de Marcha e Corrida." Pode ler-se do documento. 

O Centro Municipal de Marcha e Corrida da Covilhã será inaugurado este sábado, às 15h, na sede do GD Mata, seguido de uma caminhada até ao complexo desportivo municipal.

O evento contará com as presenças de Pedro Rocha da FP Atletismo, e dos atletas Samuel Barata(Benfica) e Paulo Guerra.

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2020 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados