RCB/TuneIn
quarta, 28 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CADEIRAS QUE TRANSPORTAM MEMÓRIAS
Rádio Cova da Beira
N´A Moagem (Fundão) há uma exposição de cadeiras para visitar até final de Maio. São 72 cadeiras, do século XVIII ao Séc. XXI, a maioria da colecção do arquitecto fundanense Pedro Novo que dividiu a mostra em três momentos distintos. O primeiro é um conjunto de 11 cadeiras de design internacional.
Por Paulo Pinheiro em 20 de Apr de 2016
 

“Queremos mostrar o que foi o desenvolvimento do design da cadeira no século XX com a utilização destes modelos iconográficos, muito representativos e com uma expressão muito forte. No segundo momento temos cadeiras de design anónimo e um último grupo de cadeiras com autoria”, explica Pedro Novo.

Uma das cadeiras em exposição é assinada pelo arquitecto fundanense que à RCB contou a história da peça

“Foi um desafio que nos foi feito por um cliente privado, que tinha um apartamento minimalista, no Bairro Alto, em Lisboa, e que nos propôs o desenhar de uma cadeira que fosse ajustada às intenções e qualidades concetuais que pretendíamos para aquele espaço. Foi desenhada uma cadeira com 16 milímetros de espessura, os protótipos foram desenvolvidos no Fab Lab do Fundão, e acabámos numa peça que continua a ser ajustada a novos usos. Cá está a nossa marca”, refere.

Da mostra faz ainda parte um conjunto de cadeiras que deambularam por alguns dos locais mais emblemáticos do Fundão, é deste grupo que Pedro Novo destaca a cadeira retirada do Cine Gardunha, feita em madeira e aço, onde se sentava o responsável pelos filmes que passavam no cinema fundanense na década de 50

“O que fizemos foi solicitar à câmara municipal a cedência da cadeira afim de iniciáramos um processo de restauro para, quando o projecto de recuperação do Cine Teatro Gardunha estiver concluído, a recolarmos no seu espaço original e o futuro visitante possa ter esta mostra do passado (no tempo das bobines)”.

Alcina Cerdeira, vereadora com o pelouro da cultura na câmara do Fundão, destaca a originalidade da exposição que através das cadeiras permite ao visitante uma viagem no tempo e no espaço

“Se olharmos para elas, e aqui está bem patente, identificamos ou associa-mo-las a algumas funções como a que estão ligadas à parte hospitalar, às escolas ou a outras questões sociais. É mais uma exposição diferenciadora do arquitecto Pedro Novo que nos faz reflectir sobre estes temas e algumas que nos transportam para vários espaços culturais do Fundão”, sublinha a autarca.

A mostra designada “Senta-se aí…design de cadeiras – da tradição ao futuro” pode ser visitada até ao próximo dia 29 de Maio na sala de exposições da Moagem, de terça a domingo, entre as 14h e as 17h 30m. A entrada custa 1 euro. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados