RCB/TuneIn
Segunda, 17 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
AMDF APAGA 20 VELAS
Rádio Cova da Beira
A Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF) está a preparar uma obra que vai estrear no encerramento das comemorações dos 500 anos da misericórdia e que vai levar ao palco os mais de 500 alunos da academia.
Por Paula Brito em 30 de Mar de 2016
 

A obra está a ser escrita por três compositores com ligações à escola “dois deles porque já foram professores na academia, um porque é o actual professor de composição, a quem foi lançado o desafio de escrever uma obra em três andamentos, cada um escreve o seu andamento, alusiva aos 500 anos da misericórdia. Na nossa óptica, e foi esse o pedido que fizemos aos compositores, queremos envolver a academia toda neste projecto, portanto, prefiro que não seja uma obra com um grau de dificuldade muito grande mas com uma grande envolvente em que as pessoas sintam que fazem parte, não daquela obra, mas da instituição que está por detrás da obra”.

João Correia, director da Academia de Música e Dança do Fundão que comemora este ano o seu vigésimo aniversário. A prenda que mais gostaria de receber era uma nova escola: o projecto existe e é intenção da misericórdia apresentar uma candidatura a fundos comunitários para a sua construção junto ao actual edifício “era uma excelente prenda, e acho que merecemos, não os professores mas os alunos. Se nós se olharmos para o que era o Fundão culturalmente há 20 anos atrás, hoje não tem nada a ver. Isso não se deve a 30 professores, deve-se ao envolvimento de uma juventude que tem talento, qualidade e vontade de trabalhar”.

Ao longo dos últimos 20 anos a Academia fundanense já formou duas gerações de músicos que se encontram espalhados pelo país e pelo mundo. A academia, segundo João Correia é ainda responsável por uma profunda mudança cultural no concelho do Fundão “hoje fazer um concerto é garantia que vamos ter a sala cheia, termos conseguido ganhar a confiança das pessoas pela qualidade do trabalho que fazemos é a melhor medalha que recebemos até hoje”.

O programa das comemorações está a ser preparado e vai começar a 6 de Dezembro, dia em que a Academia completa o vigésimo aniversário, já que foi nessa data, mas em 1996, que foi reconhecida pelo ministério da educação.

 

 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados