A câmara municipal da Covilhã vai avançar para a criação de um observatório local tendo em vista poder encontrar soluções para os problemas económicos e sociais que são sentidas pelas famÃlias mais carenciadas do concelho. A proposta foi apresentada pelo vereador do movimento “Acreditar Covilhã” na última reunião pública do executivo.
Nuno Reis sublinha que “a Covilhã atravessa hoje, pelas suas especificidades sociológicas e da economia, uma enorme dificuldade com as carências de um conjunto de famílias. Aquilo que sabemos é que tem aumentado o número de pedidos de apoio a instituições como o banco alimentar, as conferências vicentinas ou o projecto «refood». Nesse sentido seria muito importante que pudesse ser criado um observatório local para poder analisar com cuidado, e em conjunto com as instituições, aquilo que são as diversas carências sócio económicas das famílias. Acho que é altura de parar e analisar esta situação”.
Uma sugestão que foi acolhida pelo presidente da câmara municipal da Covilhã. Vítor Pereira refere que “nós temos uma rede social que funciona em todo o concelho e que, dentro dos condicionalismos que existem, vai procurando dar uma resposta esforçada e humanitária. Registo a sugestão que o senhor vereador aqui deixou e vamos todos trabalhar para que essa realidade se inverta, sabendo que o único momento em que esse observatório pode ser desactivado é quando estiverem reunidas condições de melhorar as condições económicas do nosso país”.