RCB/TuneIn
Domingo, 15 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
DESPORTO
AFCB CELEBROU 80 ANOS
Rádio Cova da Beira
Realizou-se ontem no restaurante da Herdade do Regato, em Póvoa de Rio de Moinhos, a Gala do 80º aniversário da Associação de Futebol de Castelo Branco, e tomada de posse dos novos orgãos sociais para o quadriénio 2016- 2020. Cerca de 300 pessoas marcaram presença no evento, com destaque para Fernando Gomes, presidente da FPF, Silveira Ramos DTN da FPF, e o ex- treinador Toni, entre outros.
Por Miguel Malaca em 23 de Mar de 2016

No seu discurso de tomada de posse, Manuel Candeias, começou por referir que " todos sabemos que os principais objectivos de mandato passam por ter mias clubes a praticar futebol e futsal, mais formação, dar mais incentivos aos clubes, mas nesta altura, o mais importante é dizer que precisamos de ter mais discriminação positiva em relação ao litoral, e por isso gostaria muito que os nossos governantes e deputados vissem com outros olhos aquilo que de bom se faz no distrito de Castelo Branco e nos pudessem ajudar a desenvolver o futebol e futsal. Se não fosse a FPF e as autarquias do distrito, seria de todo impossível fazer todo este trabalho de poder aumentar o número de atletas, realizar mais competições, ter mais selecções distritais, e apoiar todos os clubes."

O presidente da AFCB, acrescentou ainda que " nesta noite de festa, não queria também deixar de enaltecer e dar os parabéns a todos aqueles dirigentes e presidentes que nestes 80 anos passaram pela AFCB, realizando um enorme trabalho em prol do futebol e futsal do distrito, sem esquecer também aqueles que já partiram, e que deram muito à AFCB, são os casos de José Farromba, Carlos Ranito Xistra e Luciano d' Almeida." Concluiu Manuel Candeias.

Quanto a Fernando Gomes, o presidente da FPF, trouxe a lição bem estudada.

"Começo por dar os parabéns à AFCB pelos oitenta anos, pois trata-se de uma data marcante para o futebol português, sem esquecer os nove fundadores da mesma. A AFCB cresceu mito em termos da actividade futebolística, com o aumento de número de atletas e clubes de futebol e futsal, número de equipas participantes também em competições nacionais, com destaque para o Sp. Covilhã, na II Liga, AD Fundão, no futsal, e Benfica CB, no Campeonato de Portugal, onde desejo que suba à II Liga, sem desprimor para os restantes clubes, naturalmente. Há o futsal e futebol feminino também, o que denota um grande trabalho feito por esta equipa da AFCB, e que espero que continue a crescer cada vez mais." Referiu o dirigente.

Na sessão solene, onde marcaram também presença deputados da nação, pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, falou ainda Luís Correia. O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e líder da Mesa da Assembleia geral da AF Castelo Branco, para além de dar os parabéns a todos os elementos e que tomaram posse, e desejar felicidades, também bateu na mesma tecla de Manuel Candeias.

" Os responsáveis por este país devem de facto olhar para nós e para o que se tem feito de muito bom no desenvolvimento do futebol no nosso distrito, devemos ser apoiados, ter mais incentivos financeiros e outros, para que, a tal discriminação positiva de que falava Manuel Candeias, seja uma realidade, uma vez que, o litoral tem tido ao longo dos anos, mais oportunidades e apoio. Não quero também deixar uma palavra de apreço para o senhor presidente da FPF, Dr. Fernando Gomes, que tem ajudado e muito a nossa AFCB e todas as outras, para além de ter dado um grande impulso no desenvolvimento do futebol amador e não só. Parabéns a todos e à AFCB pelos 80 anos. Bom trabalho é o que desejo a todos." Rematou o autarca albicastrense.

No decorrer da cerimónia do 80º aniversário da AFCB, foi também entregue um diploma de sócio de mérito a Vitor Rebordão, presidente da AD Estação há 36 anos. O diploma, recorde-se, foi aprovado por unanimidade na assembleia geral da AFCB realizada em 30 de novembro de 2011, por proposta da AFCB.

Houve ainda entrega de muitas lembranças aos vários convidados presentes, individuais e colectivos (Câmaras Municipais do distrito, Associações de Futebol do país, Instituições da região, e Clubes de Futebol e Futsal do distrito), para além da entrega de duas lembranças, em particular, a dois dos clubes fundadores da AFCB, Sp. Covilhã e Benfica e Castelo Branco.

José Gomes presidente da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol), e Carlos Miguel Xistra, árbitro internacional covilhanense (AFCB), foram outros convidados presentes no evento.

Carlos Xistra, Silveira Ramos e Toni, participaram ainda no final da cerimónia, numa pequena conversa sobre a "Paixão pelo Futebol". 

Musicalmente, a Gala dos 80 anos da Associação de Futebol de Castelo Branco, foi abrilhantada pela Orquestra Musical de Viola Beiroa de Castelo Branco.  

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados