RCB/TuneIn
Segunda, 26 Ago 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"CANTAR DOS MARTÍRIOS" E "AMENTAR DAS ALMAS"
Rádio Cova da Beira
O rancho folclórico do Refúgio promove esta quinta-feira, pelas 21:00H, na capela da localidade, a tradição do"Cantar dos Martírios" e acolhe o grupo da aldeia de Touriga (Tondela)para "Amentar das Almas".
Por Paulo Pinheiro em 23 de Mar de 2016

A "Amentar das Almas" é cantado apenas por homens, cerca de uma dezena, e é também conhecida por "encomendação das almas", esta tradição terá surgido após a Igreja Católica ter assumido, no Concílio de Trento (1545-1563), que havia Purgatório.

"É um momento que vale a pena presenciar", assegura o diretor do rancho Refugiense. De acordo com José Simões, são pouco mais de dez minutos de uma oração de louvor, súplica e penitência, de cariz manifestamente popular, composta pelo canto de nove versos, alusivos a santos, a Nossa Senhora e às Almas do Purgatório, entremeados por outros tantos Pai-Nossos e Ave-Marias, rezados em profundo silêncio.

Habitualmente os Martírios são cantados na rua, mas devido à previsão climatérica do IPMA para quinta-feira "por uma questão de segurança realizamos  a iniciativa dentro da igreja" refere o responsável pelo rancho do Refúgio. 

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados