RCB/TuneIn
Segunda, 17 Jun 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
CANTAR DOS MARTÍRIOS EM BOIDOBRA
Rádio Cova da Beira
À semelhança dos anos transactos, o "Cantar dos Martírios", organizado pelo Rancho Folclórico da Boidobra vai realizar- se naquela vila. Este ano está agendado para quinta-feira, 24 de Março de 2016, pelas 22h, na rua de Santo André onde a população se junta para, em respeito e profundo pesar, ouvir este melodioso cântico.
Por Paulo Pinheiro em 22 de Mar de 2016

O Cantar dos Martírios é uma tradição que se perde na noite dos tempos. Na Quaresma não se dançava, não se cantava, apenas se podiam entoar temas sacros ou que de algum modo estivessem ligados com a religião, ou com a época que se vivia.

Os Martírios são um exemplo bem vivo do que eram os cânticos religiosos pela altura da Quaresma. Cantam quadra por quadra todo o sofrimento, toda a agonia, todo o martírio de Cristo na Cruz.

Cada uma narra-nos o sofrimento de cada parte do corpo, desde o cabelo aos pés. Eram cantados por duas pessoas, que o faziam alternadamente. Não interessa a distância entre os cantadores, aliás quanto mais distantes melhor, porque aqui também interessa o poder vocal de cada um, e só canta quem tem boa voz e tinham de se fazer ouvir um ao outro, sem se verem.

 

 

Fonte: Rancho Folclórico da Boidobra 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados