RCB/TuneIn
Quarta, 20 Nov 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"PARTILHA DE SABERES, EXPERIÊNCIAS E OLHARES"
Rádio Cova da Beira
O terceiro curso livre sobre religiosidade popular, em Idanha-a-Nova, voltou e reunir especialistas portugueses e spanhois, investigadores, docentes, estudantes e outros interessados em aprofundar conhecimentos relativos às tradições do ciclo quaresmal e pascal.
Por Paulo Pinheiro em 21 de Mar de 2016

Durante dois dias, o Fórum Cultural de Idanha-a-Nova acolheu o evento que "quis reunir em debate especialistas portugueses e espanhóis, numa partilha de saberes, de experiências e de olhares”, disse na cerimónia de abertura António Catana, coordenador do projeto Mistérios da Páscoa em Idanha.

"Um concelho que tem sabido investir na sua identidade cultural para criar desenvolvimento a vários níveis”, sublinhou Armindo Jacinto, presidente da autarquia idanhense, que organizou o evento.

Armindo Jacinto elogiou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo investigador António Catana e, acima de tudo, pelas populações, instituições e grupos informais de todo o concelho, que “têm cumprido a missão de inventariar, preservar e transmitir o nosso património cultural e a nossa identidade ao longo dos anos”.

De acordo com o autarca, as manifestações de religiosidade popular foram, inclusive, “determinantes para o sucesso da candidatura de Idanha-a-Nova à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música".

A sessão de abertura do curso livre contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, que transmitiu uma mensagem de união da região beirã em torno da valorização do património imaterial associado às tradições quaresmais e pascais.

O programa do evento contemplou palestras de investigadores portugueses e espanhóis, a visualização de um filme documental e a oportunidade de assistir ao IX Encontro de Cantares Quaresmais de Idanha-a-Nova.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados