RCB/TuneIn
Segunda, 01 Mar 2021
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POL�TICA
BELMONTE: ESTATUTOS APROVADOS
Rádio Cova da Beira
A câmara municipal de Belmonte aprovou por unanimidade a proposta de estatutos de criação da associação “Geoparque” da Serra da Estrela que tem como grande finalidade a inclusão daquele território na rede de geoparques da UNESCO.
Por Nuno Miguel em 20 de Mar de 2016

O processo de candidatura está agora a ser elaborado mas o presidente da autarquia não tem dúvidas que a obtenção desse estatuto pode abrir novas portas à região ao nível do seu desenvolvimento turístico assim como num melhor aproveitamento das suas potencialidades naturais “não tenho a menor dúvida de que este é um processo que pode ser bom para todos os municípios que estão na envolvente da Serra da Estrela que é o nosso caso. Esperamos com alguma expectativa mas também com algum optimismo aquilo que vai resultar desta candidatura porque entendemos que pode ser um benefício para o desenvolvimento da nossa região que bem precisa desse tipo de crescimento e que pode ser uma mais valia para todas as populações que fazem parte da serra”.

 

A sede da candidatura vai estar sediada no instituto politécnico da Guarda mas já existe uma proposta da câmara da Covilhã para que, caso a candidatura seja aprovada, os serviços técnicos fiquem sediados na Torre. António Dias Rocha considera que “essa possibilidade é interessante mas alguns colegas meus que já questionaram como é que a sede poderá ficar a funcionar na Torre quando muitos dias o acesso rodoviário está cortado. É uma questão que tem de ser ponderada e a devido tempo vamos faze-lo mas o importante agora é que a candidatura seja aprovada e que o geoparque seja criado e sirva todos os municípios que estão envolvidos neste processo”.

 

A ratificação dos estatutos assim como a adesão da câmara de Belmonte à associação “ Geoparque” da Serra da Estrela são temas que vão agora ser remetidos à aprovação da assembleia municipal que vai reunir com carácter ordinário no próximo mês de Abril.

 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2021 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados