RCB/TuneIn
Terça, 23 Jul 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
ARU: AUTARCAS QUESTIONAM CRITÉRIOS DE ESCOLHA
Rádio Cova da Beira
Os autarcas da União de freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires e de Aranhas, contestaram, na última reunião da Assembleia Municipal de Penamacor (AMP), os critérios de criação da Áreas de Regeneração Urbana (ARU).
Por Paula Brito em 29 de Feb de 2016
José Aníbal Birra, presidente da União, foi o primeiro a questionar a autarquia sobre os critérios de escolha “queria ouvir do Sr. Presidente quais foram os critérios para que tivesse aparecido Aldeia de João Pires e não ter aparecido pela ordem (da União) Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires?”

Também António Lopes Geraldes questiona os critérios de selecção, lamentando que a sua freguesia não tenha sido incluída uma vez que o evento “Ainda Agora aqui cheguei”, em Aranhas, tinha subjacente a recuperação do centro da aldeia “uma delas foi a de dar vida ao centro urbano da freguesia, para isso pedi à população da minha terra para que abrissem as portas das suas casas, as restaurassem, a quase totalidade dos proprietários aderiram ao projecto, algumas já submeteram o projecto de recuperação do edifício, outras têm esse desejo. Com a aprovação das ARUS em algumas freguesias do nosso concelho e a freguesia de Aranhas não ter sido contemplada, nem nas primeiras três nem nas primeira seis, vejo com muita dificuldade entender os critérios que levaram à selecção das freguesias”.

Na resposta António Beites, presidente da câmara de Penamacor, garante que até final do ano todas as freguesias do concelho terão a sua Área de Regeneração Urbana “não estamos aqui na óptica de estar a excluir ninguém deste processo, mas os processos têm que ir sendo elaboradas, têm os seus custos e levam o seu tempo, a nossa pretensão é ter até fina do ano todas as freguesias contempladas com as ARUS e benefícios fiscais associados para que possamos dar um contributo à requalificação urbana do nosso património”.

O autarca de Aranhas foi o único a votar contra a criação de três novas ARUS (Pedrógão de S. Pedro, Meimoa e Aldeia de João Pires, que vêm juntar-se às que já existiam na vila, Benquerença e Bemposta.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados