RCB/TuneIn
Domingo, 17 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
FUNDÃO: QUADRAGÉSIMA 2016 TEM PÃO ESPECIAL
Rádio Cova da Beira
Produzido pelo padeiro Valter Fonseca, de Valverde,a partir das antigas "trigas-milhas",uma mistura de trigo e milho, o desafio foi "manter a forma do pão e torná-lo saboroso", refere. Com o selo da Quadragésima, elaborado pelo Fab Lab, o pão é cozido em forno a lenha "com método o mais fiel possível ao tradicional", refere o empresário.
Por Paulo Pinheiro em 23 de Feb de 2016

Com dois tamanhos (400 e 150 gramas; custo de 2 euros e 75 cêntimos, respetivamente) o pão é um produto gastronómico "associado a um vento de turismo cultural, a partir da criação de um espetáculo e da criatividade do padeiro", refere a autarquia.

O sabor adocicado "vem do milho branco  e da própria fermentação. Leva um pouco de açúcar, pouco, e mais algumas coisas... A ideia do milho branco vem da tradição das papas de Póvoa de Atalaia", refere Valter Fonseca.

O pão está à venda, até 27 de Março, no posto de turismo do Fundão e a vereadora com o pelouro da cultura da CMF espera que os restaurantes aderentes à mostra gastronómica "Fundão, Aqui Come-se Bem - Sabores da Páscoa", coloquem o Pão da Quadragésima nas suas mesas.~

No âmbito da Quadragésima 2016, um outro elemento pode ser adquirido, no posto de turismo. Trata-se de um pendão alusivo à celebração da Quaresma. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados