RCB/TuneIn
Sexta, 15 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
HÁ 20 ANOS A PROMOVER O TEATRO UNIVERSITÁRIO
Rádio Cova da Beira
Vigésimo Ciclo de teatro universitário da Beira Interior de 3 a 12 de Março no teatro municipal da Covilhã. É o mais antigo festival de teatro universitário do país que se realiza ininterruptamente desde há 20 anos.
Por Paula Brito em 21 de Feb de 2016
 

Uma data salientada por Rui Pires, do Teatrubi, que salienta o crescimento do festival ao longo das duas décadas de existência “é um grande regozijo para nós termos chegado aqui 20 anos depois, ver como cresceu de cinco para 15 dias, de como passou de um festival nacional para ibérico, ibérico americano e hoje um festival de cariz mundial, com todas as dificuldades que é fazer eventos culturais no interior do país e num município com as características da Covilhã”.

O festival começa no dia 3 de Março com a estreia de uma nova co-produção entre Teatroubi e a Asta, “sangue e outras substâncias” é o título da peça produzida por Rui Pires e Sérgio Novo que é uma mistura de várias linguagens artísticas “fala sobre a vida, é um momento de reflexão de introspecção”.

“Sangue e outras substâncias” vais estar em palco de 3 a 5 de Março, a partir daí o ciclo de teatro universitário recebe companhias de teatro universitário de Portugal, Espanha, Itália e este ano também Cabo Verde. No total são 13 espectáculos que vão dar vida ao teatro municipal da Covilhã durante 10 dias. Com um orçamento de 15 mil euros, os apoios para a iniciativa chegam apenas das entidades oficiais “as poucas empresas que há na Covilhã, sejam grandes ou pequenas, não têm no seu vocabulário a palavra responsabilidade social, e há empresas na Covilhã a gerar milhões, a confirmar-se o apoio da autarquia, desde que eu organizo o festival vai ser o maior apoio de sempre”.

Câmara da Covilhã, Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade da Beira Interior, Inatel e Instituto Português da Juventude são as entidades que apoiam o festival. O preço dos bilhetes mantém-se entre os 2,5 euros e os 5 euros.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados