RCB/TuneIn
terça, 27 set 2022
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
PARTICIPAÇÃO “CONTINUA A CRESCER”
Rádio Cova da Beira
O director da escola profissional de artes da Covilhã faz um balanço muito positivo das masterclasses de instrumento que decorreram ao longo da última semana naquele estabelecimento de ensino profissional da região. Perto de uma centena de alunos de vários pontos do país marcaram presença na sexta edição desta iniciativa, o que duplicou a população escolar durante a realização desta actividade.
Por Nuno Miguel em 16 de Feb de 2016

Este ciclo teve ainda a colaboração de oito professores do real conservatório de Haia, da Holanda, que coordenaram as classes avançadas em vários instrumentos. Pedro País sublinha que a avaliação é muito positiva “apesar da conjuntura de crise a que temos vindo a assistir nos últimos anos nós temos conseguido aumentar o número de participantes; este curso tem sempre um valor de inscrição para os alunos que são externos à escola e é salutar ver que de ano para ano temos vindo a crescer. É muito gratificante para nós, esta iniciativa proporciona também sempre novas experiências aos alunos e também acolhemos professores que são uma referência no plano pedagógico e artístico a nível nacional e também a nível internacional”.  

O director da EPABI acrescenta que a realização desta iniciativa também tem contribuído para que mais alunos decidam prosseguir os seus estudos naquela escola “naturalmente que esse não é o objectivo primordial destas «masterclasses» mas acaba também por ser uma das nossas estratégias para divulgar a escola e que trás até nós alunos que ficam a conhecer as nossas instalações e a qualidade do ensino e tem acontecido, ao longo dos anos, ter alguns alunos que acabam por se inscrever na Epabi para aqui prosseguirem os seus estudos depois de terem participado em acções deste tipo”.

Também nestes dias a EPABI acolheu a realização de provas de alunos que pretendem ingressar na escola holandesa de Haia a nível superior. Pedro Pais refere que se trata de uma parceria para manter e que, este ano, trouxe até à Covilhã 61 alunos de vários pontos da Península Ibérica “nesta área do território nós somos a única escola que tem esta parceria com um conservatório que opera à escala mundial e que tem também parceiras em países como o Canadá, a Inglaterra, Japão e Coreia. Anualmente também temos vindo a aumentar o número de alunos que aqui se deslocam para fazer as suas provas de acesso e naturalmente que esta é uma parceria que queremos manter até porque também permite mostrar outras realidades aos nossos alunos e, por exemplo, só no ano passado três alunos da Epabi decidiram prosseguir os seus estudos na Holanda ao nível superior”.


  Redes Sociais   Facebook

2007—2022 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados