RCB/TuneIn
Domingo, 17 Dez 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
O IMPULSO DA DANÇA INCLUSIVA
Rádio Cova da Beira
A Moagem acolheu no passado fim-de-semana um espectáculo de dança inclusiva que não deixou ninguém indiferente. Contraluz resulta de um ciclo de formação em dança inclusiva que no ano de 2014 reuniu várias instituições que desenvolvem trabalho na área da multideficiência e no Fundão juntou em palco pessoas com mobilidade condicionada com actores e bailarinos.
Por Paula Brito em 09 de Feb de 2016
José Marques que integrou o espectáculo partilhou, no final, a experiência com a RCB “a personagem sou eu próprio e o que significa é a magia e a força de cada um de nós enquanto indivíduos, nós passamos uma mensagem de que as barreiras são para ser superadas”.

António Barata, director da Companhia Integrada Multidisciplinar, fala da importância deste projecto que desde 2007 já apresentou 16 criações envolvendo 30 jovens com deficiência e 36 profissionais de várias artes “trata-se de dar oportunidade às pessoas com deficiência, mas também às pessoas ditas normais de verem que as pessoas com deficiência têm potencialidades e capacidades que podem desenvolver trabalhando em conjunto. A ideia desta companhia é integrar pessoas e dar-lhes o máximo de capacidades para se tornarem profissionais ou semiprofissionais”.

Fernando Oliveira, coordenador do núcleo do Fundão da Pais em Rede, entidade que com o apoio do município trouxe à moagem um espectáculo em que a cadeira de rodas não foi impeditiva para o bom desempenho de cada um dos oito personagens em palco “o objectivo é trazer à cidade espectáculos com qualidade, feitos por pessoas com deficiência, este tem a particularidade de ser um espectáculo inclusivo porque estiveram em palco pessoas com e sem deficiência”:

O espectáculo encheu a moagem para satisfação da organização do evento. 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados