RCB/TuneIn
Quarta, 18 Set 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
SOCIEDADE
FUNDÃO: CAMPO TECNOLÓGICO PARA 150 JOVENS
Rádio Cova da Beira
O município do Fundão organiza, de 28 de Março a 1 de Abril, um campo de trabalho dedicado a estudantes do 9.º ao 12.º ano na área da tecnologia e robótica. A iniciativa pretende reunir, durante as férias da Páscoa, 150 jovens do concelho e de todo o país, como explicou lançamento do evento o presidente da câmara do Fundão, Paulo Fernandes.
Por Paula Brito em 28 de Jan de 2016
“É um campo que tem um tema e um objectivo central que é permitir que esses jovens tenham um contacto muito directo e interactivo com processos tecnologicamente avançados, quer no quadro da programação, quer no quadro da prototipagem, que permita aos próprios jovens construir coisas”. No final da semana os jovens participantes terão que apresentar um produto e haverá prémios para os melhores projectos.

A iniciativa, designada “Ignite your future”, pretende despertar nos estudantes apetências na área da informática, tecnologia e robótica. Áreas de futuro, segundo o presidente da faculdade de engenharia da Universidade da Beira Interior, Mário Freire, um dos parceiros do projecto “existem grandes oportunidades na área da informática, estamos numa era de grande transformação com grande volume de dados, a exigirem novas técnicas, alterações de técnicas, e portanto há um conjunto de desafios e oportunidades à vossa frente”, frisou referindo-se aos estudantes presentes na sala.

No segundo dia do programa está agendada uma visita à faculdade de engenharia da UBI onde os jovens ficarão a conhecer os projectos ligados à área e lhes será entregue um kit com o desafio tecnológico que terão que vencer durante a semana em que haverá ainda um programa lúdico e de interacção de equipas.

O agrupamento de escolas do Fundão, onde foi lançada a iniciativa, não podia ficar de fora deste desafio, frisou o seu director, Armando Anacleto “o AEF tem todo o interesse em cooperar porque é uma escola que ao longo dos tempos tem mostrado que aposta no futuro e para isso tem estado atenta às novas tecnologias".

A Altran é outro dos promotores do projecto. Uma participação com um objectivo específico, como explicou Ricardo Almeida “o nosso objectivo é partilhar convosco o que fazemos aqui no Fundão, mostrar-vos que são projectos extremamente desafiantes e ajudar-vos a perceber o que é um engenheiro informático”.

A partir da próxima segunda-feira o formulário das inscrições está disponível na página do facebook que tem o nome da iniciativa “Ignite your future”.

 O alojamento, refeições e actividades são assegurados pelo município durante essa semana que termina com um encontro de Fab Labs de todo o país no Fundão.  


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados