RCB/TuneIn
Quinta, 15 Nov 2018
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
AUTO DOS REIS COM MAIS TRÊS REPRESENTAÇÕES
Rádio Cova da Beira
Depois da representação do “Auto dos Reis", no passado dia 9 de janeiro na Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Covilhã, o evento cultural vai ter mais três representações.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Jan de 2016

Sexta-feira, 29 de Janeiro, às 21h00, na Igreja Matriz do Refúgio;

Sábado, 30 de Janeiro, às 21h00, na Igreja Matriz da Boidobra;

Domingo, 31 de Janeiro, às 21h00, na Igreja Matriz do Teixoso.

 O “Auto dos Reis” conta com a participação dos ranchos folclóricos do Refúgio, Boidobra, associação Grande Roda, grupo de teatro ASTA e conservatório regional de música da Covilhã.

O Município pretende "recriar uma tradição secular interrompida durante o período da Primeira República e que constituiu um dos maiores símbolos natalícios. Trata-se de um espectáculo dramático e musical onde abundam as mais belas quadras natalícias do cancioneiro geral".    

Desde a idade média que se representam Autos do Natal e de Reis, na Europa. Em 1223, S. Francisco de Assis celebrou um acordo com um fidalgo Italiano para a representação de um Auto de Natal. Três Séculos depois, o arcebispo de Braga, D. Luis Pires, proibiu o cântico de chanchiletas e os jogos do coro, na noite de Natal, mas incentivou a realização de Autos que ganharam especial fulgor com Gil Vicente. Nos anos 30 de século passado foram vários os etnógrafos que recolheram e transcreveram os textos dos Autos que se realizavam no Portugal mais profundo

  Redes Sociais   Facebook

2007—2018 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados