RCB/TuneIn
Domingo, 08 Dez 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
POLÍTICA
PERABOA: JOSÉ CURTO PEREIRINHA RENUNCIA AO MANDATO
Rádio Cova da Beira
José Curto Pereirinha apresentou a renúncia ao mandato na assembleia de freguesia de Peraboa(Covilhã). Membro durante vinte anos do órgão, que chegou a presidir, o autarca anunciou a decisão na última sessão extraordinária, que se realizou no sábado.
Por Paulo Pinheiro em 26 de Jan de 2016

O anunciou apanhou alguns eleitos de surpresa embora estivesse pré- anunciado. Sai com dever cumprido e a certeza de que trabalhou muito por Peraboa, onde transmitiu conhecimentos e experiência.

“Deixo esta sala mas não deixo Peraboa, nem deito para traz os problemas concretos desta terra”, declarou garantindo que, naquilo que puder, a sua disponibilidade é a mesma. Depois de recordar os investimentos feitos na freguesia, nos últimos anos cerca de três milhões de euros, dos quais dois passaram pelos cofres da junta, José Curto Pereirinha entende que agora o tempo é dos mais novos

“Saio de consciência tranquila. Passaram dois anos do mandato, faltam outros dois, e retiro-me para dar oportunidade aos mais novos. Não quero tapar oportunidades nenhumas a ninguém e há aqui um grupo de jovens na terra, quem me vai substituir é um jovem licenciado com conhecimentos, que deve começar a ocupar aqui os seus lugares. Isto aprende-se fazendo”, afirma.

Membro durante vários anos da assembleia municipal da Covilhã e de várias associações, José Curto Pereirinha admite sair com algum receio quanto ao futuro não só de Peraboa

“Saio com alguma preocupação em relação ao futuro de Peraboa mas é extensiva à situação em geral. Em Portugal, estamos a viver a nível económico uma situação de contenção muito grande e que afeta toda a gente”.   

Para José Braz, líder da bancada do Movimento Acreditar Peraboa que partilhava com Curto Pereirinha, a decisão é uma grande perda para o órgão

“É um homem que com a sua experiência deu um contributo sempre muito altruísta e construtivo para que tudo corresse bem. É uma grande perda mas ele vai estar sempre, não na bancada, disponível para continuar a ajudar”.  

Marco Aurélio, do PSD, espera que o elemento que vai entrar na assembleia imprima nova dinâmica

“Ficamos tristes com a saída de alguém com o valor de José Curto Pereirinha. Percebo as razões da saída, o trabalho e o histórico dele falam por si, mas também tenho esperança que a pessoa que ocupar o seu lugar ma assembleia venha dar uma nova dinâmica ao órgão”.

Também o presidente da assembleia, António Rocha Fernandes, lamenta a decisão tomada pelo até aqui membro do órgão

“É uma perda intelectual e política para esta assembleia. Era um homem que fazia pontes para o consenso e, muitas vezes, apaziguava algumas discussões fora do comum. Lamento a saída”.

Na sessão, o presidente da junta de freguesia enalteceu as qualidades de José Pereirinha e lembrou "que foi com ele que entrou para a política". Por sugestão do presidente da assembleia de freguesia e apoiado por José Braz, na próxima sessão deve ser votado e registado em ata um voto de louvor, cuja redação fica a cargo de António Rocha Fernandes, ao trabalho desenvolvido por Curto Pereirinha. Elogios que não deixaram indiferente José P que não evitou algumas lágrimas na hora da despedida.

 

A assembleia de freguesia de Peraboa aprovou por maioria o plano e orçamento para 2016. Na anterior sessão os documentos foram chumbados, mas após duas reuniões entre junta e membros da assembleia de freguesia, e passando o orçamento de cerca de um milhão de euros para perto de 170 mil euros, a oposição absteve-se e os elementos do PS votaram favoravelmente. 

 

 

 

 

* notícia alterada 


  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados