RCB/TuneIn
S√°bado, 19 Out 2019
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
CULTURA
"ENLIGTTENMENT" NA CAPA DA "SCULPTURE MAGAZINE"
Rádio Cova da Beira
Uma das obras da artista portuguesa Cristina Rodrigues √© tema de capa da maior revista de escultura do mundo, a ¬ďSculpture Magazine¬Ē.
Por Paulo Pinheiro em 18 de Jan de 2016

A artista tem trabalhado a partir dos seus dois ateliers, em Manchester, no Reino Unido, e em Idanha-a-Nova, "fazendo-se, assim, rodear de uma vibrante comunidade rural que participa na produção das suas criações artísticas".

A ilustrar a capa surge a obra “Enlightenment” que esteve patente na sua exposição na Catedral de Manchester (2014) e que foi, nessa altura, a exposição de arte contemporânea mais visitada da cidade. A obra poderá ser visitada no edifício da câmara municipal de Idanha-a-Nova até 31 de março de 2016.

Cristina Rodrigues é um nome cada vez mais conhecido da arte contemporânea internacional, sendo a primeira artista portuguesa a figurar na capa e artigo principal da “Sculpture Magazine”.

O artigo menciona o trabalho realizado pela artista e arquitecta junto da comunidade idanhense, "onde recolhe inspiração e concebe várias instalações que têm estado em exposição em todo o mundo", sublinha a autarquia idanhense.

O município de Idanha-a-Nova tem uma parceria com a artista desde 2010 "e as obras concebidas neste território têm tido uma grande notoriedade internacional", refere.

A sua carreira conta com passagens pelo GDMOA, Guangdong Museum of Art, na China (2013); pelo MUDE, Museu do Design e da Moda, Lisboa (2013); pela Sé Catedral de Idanha-a-Velha (2013); pelo MNA, Museu Nacional de Arqueologia no Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa (2013/2014); pela Zweigstelle Berlin (2014); pela TIL Gallery, Londres; pela Catedral de Manchester, em Inglaterra (2014) e, mais recentemente, o seu trabalho esteve em exposição no Mosteiro de Alcobaça (2015); na Mansão Senhorial de Tatton Park, em Inglaterra (2015); no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante (2015); no Palácio de São Clemente, no Rio de Janeiro, Brasil (2015) e no Pavilhão de Portugal em Sevilha, Espanha (2015).

 



  Redes Sociais   Facebook

2007—2019 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados